Logo R7.com
RecordPlus

Vale vai investir R$ 500 mi para garantir abastecimento de água

Gerente da mineradora prestou depoimento à CPI da Câmara de BH que avalia as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho 

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

  • Google News
Captação de água no rio Paraopeba foi suspensa após contaminação do leito
Captação de água no rio Paraopeba foi suspensa após contaminação do leito

A gerente executiva de reparações da Vale, Gleusa Josué, informou nesta terça-feira (30), que a mineradora vai investir R$ 500 milhões para garantir o abastecimento de água na Grande BH.

A representante da mineradora prestou esclarecimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara de Belo Horizonte, que apura as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho.


Os rejeitos de minério atingiram o rio Paraopeba, de onde, segundo a CPI, é captado 30% da água que chega à capital mineira.

Além do valor destinado às obras de captação, a empresa informou que prepara um plano de contingenciamento junto à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), em caso de haver falta de chuvas na região metropolitana, isso significa que não está descartada a possibilidade de racionamento de água.


Leia mais: Risco em 16 barragens ameaça abastecimento de água em BH

O principal objetivo da CPI é apontar soluções para garantir que o abastecimento de água na capital, comprometido pelo rompimento da barragem, não seja interrompido.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.