Logo R7.com
RecordPlus

Vazamento de rejeitos em barragem em MG deixa moradores sem água

De acordo com a ANM, problema ocorreu devido a um temporal que atingiu Congonhas (MG); vistoria diz que estrutura não tem riscos de rompimento

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Record TV Minas

  • Google News
Barragem pertence a empresa Ferro + Mineração S.A
Barragem pertence a empresa Ferro + Mineração S.A

A (ANM) Agência Nacional de Mineração informou neste domingo (22) que parte dos rejeitos de uma barragem em Congonhas, a 83 km de Belo Horizonte, vazou na última sexta-feira (20), devido a um forte temporal que atingiu a região e deixou moradores sem água.

De acordo com a ANM, o que ocorreu foi um extravasamento, que é quando o material do reservatório escoa por um duto chamado "extravasor", feito para liberar os líquidos rapidamente.


Um vídeo mostra a lama de rejeito que transbordou do reservatório de Josino, que pertence à empresa Ferro + Mineração S.A.

De acordo com Secretaria de Meio Ambiente de Congonhas, a BR-040, que passa pela cidade, ficou alagada com a forte chuva. A drenagem da rodovia levou a água para dentro do dique de contenção de sedimentos da mineradora, que acabou transbordando.


A Prefeitura da Congonhas informou que a enxurrada deveria ter sido contida pela galeria de contenção da estrada, mas o canal não suportou o intenso volume.

A Ferro + Mineração S.A enviou caminhões pipa para abastecer às casas que tiveram o abastecimento afetado. De acordo com Prefeitura de Congonhas, uma vistoria no dique de contenção já foi feita é foi constatado que a estrutura está segura é não há riscos de rompimento.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.