Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que fazer se sua empresa comprou lotes contaminados com propilenoglicol 

Anvisa emitiu alerta para todas as empresas de produção de alimentos humanos que compraram a substância da Tecno Clean

Minas Gerais|Ana Gomes e Maria Luzia Reis*, Do R7

Animais morreram após terem consumido petiscos contaminados
Animais morreram após terem consumido petiscos contaminados Animais morreram após terem consumido petiscos contaminados

Nesta terça-feira (20), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou orientações para todas as empresas de produção de alimentos que compraram os lotes de propilenoglicol contaminados da Tecno Clean, com sede em Contagem, na Grande BH. 

A instituição foi quem forneceu a substância à Bassar Pet Food. A marca é investigada pela intoxicação e morte de cãesque consumiram petiscos contaminados com a substância propilenoglicol, usada para manter o produto seco. 

O alerta da Anvisa é destinado a todas as empresas envolvidas na fabricação de alimentos para o consumo humano que realizem atividades de comercialização, distribuição, manipulação e uso do propilenoglicol. 

Empresas que tenham adquirido os lotes AD5035C22 e AD4055C21 do produto da companhia Tecno Clean não devem utilizá-los nem comercializá-los sob nenhuma hipótese. Os produtos têm que ser devolvidos à Tecno Clean. 

Publicidade

Caso o produto já tenha sido utilizado ou comercializado, as empresas devem investigar imediatamente o potencial de contaminação, a notificação dos eventos adversos e todas as outras ações necessárias para evitar o consumo.

No caso de lotes de alimentos que representem risco à saúde do consumidor, a Anvisa reforça que a empresa responsável deve comunicar ao órgão a necessidade de recolhimento de lotes de produtos por meio do email recolhimento.alimentos@anvisa.gov.br.

* Estagiária, sob supervisão de Ana Gomes 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.