Vereador é ameaçado dentro do próprio gabinete em BH
Gabriel Azevedo (PHS) filmou e divulgou em suas redes sociais quando um homem, investigado por estelionato e roubo, tenta intimidá-lo
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O vereador Gabriel Azevedo (PHS) registrou queixa por ameaça contra um homem que entrou em seu gabinete, na Câmara de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2) para "intimidá-lo".
Guilherme Ribeiro dos Santos, que foi preso em janeiro deste ano, em um carro clonado depois de uma perseguição policial, responde a processos por roubo e estelionato. Ele, segundo o vereador, teria entrado no gabinete do político para questioná-lo sobre uma investigação em curso no Ministério Público.
Segundo o vereador, Santos foi fotografado durante sessão na Câmara, em agosto do ano passado, em que os parlamentares decidiram por manter o mandato do vereador Wellington Magalhães (PSDC). Segundo relatos, ele teria tentado constranger e intimidar vereadores a votarem a favor de Magalhães.
Apuração
O MP convocou o vereador para saber se ele reconhecia a foto de Santos. O parlamentar confirmou e disse que Santos "prestava serviços" ao ex-presidente da Câmara, que foi preso em abril, após investigações que apontaram que ele teria participado de esquema de desvio de R$ 30 milhões quando era presidente da Casa.
Na sessão em plenário desta terça-feira, Azevedo comentou o caso:
— Por volta das 12h, quando estava indo para o meu gabinete, um cidadão de nome Guilherme, que foi preso em janeiro e esteve durante a oitiva no processo de cassação de Wellington Magalhães, me chamou para que eu fosse conversar com ele no corredor. Quando eu neguei, ele entrou na minha sala e começou a me questionar. Após pedir para ele sair e começar a gravá-lo nas suas negativas, fui até a sala da Presidência e solicitei para que esse sujeito não tenha direito de entrar na Câmara Municipal. Ele e um outro sujeito que, da galeria, me ameaçou de morte.
A assessoria de imprensa do Legislativo municipal confirmou à reportagem que barrou a entrada de Guilherme na Casa, a pedido do vereador.
Outra ameaça
Segundo Azevedo, esta seria a segunda ameaça que sofreu dentro da Câmara. Ele também já denunciou Wellington Luiz da Conceição, que o teria ameaçado de morte das galerias do Legislativo municipal durante uma outra sessão. Na época, o vereador criticou Wellington Magalhães que tentava ser reeleito presidente da Casa - o que acabou conseguindo naquela sessão.
Tanto Wellington Luiz quanto Guilherme Ribeiro dos Santos respondem a um mesmo processo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais por estelionato. Eles também são defendidos pelo mesmo advogado, Luiz Aguiar Botelho.
Botelho informou ao R7 que Guilherme Santos não tem qualquer relação com o ex-vereador Wellington Magalhães e chamou de mal-entendido o fato do vereador se sentir ameaçado pelo cliente.
Sobre Wellington Luiz, Botelho afirmou que desconhecia a ameaça alegada por Gabriel Azevedo e iria entrar em contato com o cliente sobre a suposta ligação dele com o ex-vereador Wellington Magalhães. A Câmara confirmou que Wellington Luiz foi funcionário da Casa em diversos períodos entre 2002 e 2014.
A reportagem também acionou a defesa de Wellington Magalhães, mas não obteve retorno.
Veja o vídeo feito pelo vereador: