Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viagem adia depoimento de Pimentel sobre superfaturamento

Câmara de Vereadores investiga possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura de Belo Horizonte com a construtora Andrade Gutierrez

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Pimentel disse que está disponível após 22 de março
Pimentel disse que está disponível após 22 de março Pimentel disse que está disponível após 22 de março

O depoimento que o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), iria prestar na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte sobre um possível superfaturamento de obras realizadas na capital mineira, previsto para esta segunda-feira (2), foi adiado a pedido do político.

Em carta enviada aos vereadores, Pimentel alegou que não poderia comparecer ao encontro por motivo de viagem. O petista não informou aonde estaria, mas se comprometeu a prestar os esclarecimentos em nova data, após o próximo 22 de março.

“Tal solicitação decorre de viagem anteriormente agendada, para atender a compromissos profissionais. Certo da compreensão de vossa excelência, bem como da Comissão que ora preside, renovando minha intenção de colaborar com a mesma, antecipo meu agradecimento”, afirmou Pimentel na carta.

O depoimento faz parte das investigações da Câmara sobre contratos firmados há mais de 40 anos entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a construtura Andrade Gutierrez. A suspeita é que os cofres públicos tenham gasto R$ 2,5 bilhões com uma dívida que inicialmente era de R$ 269 milhões. A diferença nos valores teriam sido pagas anos depois por meio de leis criadas em 1988 e 1999 reconhecendo que a dívida não teria sido totalmente quitada.

Publicidade

Os contratos são referentes às obras do Túnel da Lagoinha, canalização do Ribeirão Arrudas e remoção de aguapés na Lagoa da Pampulha.

De acordo com a Comissão Parlamentar que investiga o caso, Pimentel, que foi prefeito de BH entre 2001 e 2008, foi chamado para prestar esclarecimentos já que alguns pagamentos foram feitos durante sua gestão.

Publicidade

As apurações sobre o caso na capital mineira começaram após a Prefeitura de Betim, na Grande BH, investigar irregularidades parecidas. Um laudo apontou que assinaturas teriam sido falsificadas para garantir as fraudes na cidade da região metropolitana.

Procurada pelo R7, a Andrade Gutierrez informou que não vai comentar o caso. A reportagem não localizou Pimentel e nem representantes do político.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.