Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Virada Cultural, Festival de Inverno e exposição de Clarice Lispector agitam BH no fim de semana

Eventos prometem trazer shows, gastronomia e arte para a população belo-horizontina; confira horários e programação

Minas Gerais|Daniel Maia*, do R7

Virada cultural tem shows da Gaby Amarantos e do Titãs, além de programação gastronômica
Virada cultural tem shows da Gaby Amarantos e do Titãs, além de programação gastronômica

O final de semana será marcado por várias atrações culturais em diferentes pontos de Belo Horizonte. Neste sábado (19), começa mais uma edição da Virada Cultural, que conta com cerca de 240 atrações. O festival de Inverno promete agitar também o público com show das bandas Biquini, Velotrol e Dexter, além da exposição La Maison de Clarice, na sede da Academia Mineira de Letras, que fica no centro da capital.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Virada Cultural


A edição 2023 da Virada Cultural promete agitar Belo Horizonte durante o fim de semana. Ao todo, serão 24 horas de intensa programação.

O evento tem como base cinco pilares: Patrimônio (com a valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais); Sustentabilidade (com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local); Vivência (com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé); Diversidade e Inclusão (com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades).


Serão 24 horas dedicadas à diversas atrações artísticas e culturais, como música, teatro, artes visuais, cinema, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas.

Durante o evento, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ativará o Posto de Comando no Centro Integrado de Operações da cidade (COP-BH), neste sábado (19) e domingo (20), durante a 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. O objetivo do COP-BH é monitorar e fazer a gestão conjunta do evento, evitando impactos negativos no funcionamento da capital.


A programação completa você confere no site do evento.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno da capital mineira acontece na unidade do UNI BH (Centro Universitário de Belo Horizonte) no Buritis, na região oeste de Belo Horizonte, com shows das bandas Biquini, Velotrol e Dexter. A programação começa às 11h deste sábado (19).

O evento traz uma programação com diversas atividades, que conta com espaço gastronômico, área kids com monitores e playground e espaço pet. 

A banda Biquini é a atração principal e promete aquecer o público com os grandes sucessos do grupo. Outra banda que se apresenta é a Dexter, com os principais sucessos nacionais e internacionais. Para completar esse sábado, a banda Velotrol traz os clássicos do rock, em versões próprias.

A retirada de ingressos é pela plataforma Sympla, com entrada gratuita até às 13h30. Após esse horário, o público pode comprar o ingresso com 50% de desconto na portaria do evento. Crianças de até 12 anos não pagam entrada.

Serviço:

Data: 19 de agosto (sábado)

Horário: 11 às 20 horas

Local: UNI BH Buritis - Avenida Professor Mário Werneck, 1685, Buritis - BH/MG

Ingressos: no site do Festival de Inverno de Beaga

Valores: entrada gratuita até às 13h30

Exposição La Maison de Clarice

Outra opção para o público é a exposição La Maison de Clarice, que acontece na sede da Academia Mineira de Letras, no Centro de Belo Horizonte. A mostra traça um paralelo entre a vida e a obra de Clarice Lispector. Além dela, as escritoras Marguerite Duras e Nathalie Sarraute também são homenageadas.

A exposição tem curadoria da escritora Guiomar de Grammont, professora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), e de Vincent Zonca, Léo Le Berre e Roberto Pedretti, do Escritório do Livro e do Debate de Ideias da Embaixada da França no Brasil. 

A mostra fica em cartaz até 14 de outubro, às sextas e sábados, das 9h30 às 17h30, mediante agendamento e retirada de ingresso gratuito no Sympla.

Outro destaque é a interação com o público. A exposição oferece formas lúdicas de interação com os visitantes, convidando-os a escrever mensagens para Clarice. Através dos QR Codes espalhados no espaço, os visitantes têm acesso a imagens audiovisuais surpreendentes, que tornam a exposição uma experiência sensorial e sonora. O visitante é convidado a imaginar, com mensagens e desenhos, uma viagem a Paris, mencionada por Clarice em suas cartas.

Mais informações no site da Academia Mineira de Letras

*Estagiário sob supervisão de Lucas Eugênio

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.