Minas Gerais Vizinhos de barragem da Vale serão removidos até 18 de dezembro

Vizinhos de barragem da Vale serão removidos até 18 de dezembro

Plano de ação foi definido em reunião nesta sexta (20), que reuniu órgãos públicos e a mineradora Vale; moradores devem escolher futura moradia

Reunião entre órgãos públicos definiu plano de ação

Reunião entre órgãos públicos definiu plano de ação

Divulgação / Defesa Civil MG

Os 34 moradores que vivem em uma área de risco próximo à barragem Norte/Laranjeiras, em Barão de Cocais, a 94 km de Belo Horizonte, serão realocados até o dia 18 de dezembro. É o que ficou definido na reunião entre representantes da Defesa Civil de Minas e a mineradora Vale.

Além do grupo de pessoas, cerca de 790 animais também serão removidos da área ameaçada. Essas pessoas começarão a ser abordadas neste sábado (21) e terão até o dia 28 de novembro para escolherem os imóveis onde irão morar. O valor dos aluguéis será totalmente custeado pela mineradora Vale.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil estadual, todo o processo será realizado de acordo com os protocolos de combate a covid-19. Todos os moradores vão passar por triagem médica e irão receber kits de higienização e de proteção individual. O transporte das famílias será realizado com apenas 50% da capacidade dos veículos.

Veja: Vale deve reparar famílias forçadas a sair de casa por barragem

A definição do plano de ação também contou com a participação da Defesa Civil e da Prefeitura de Barão de Cocais, do Ministério Público e da Polícia Militar.

A reportagem procurou a mineradora Vale, mas, até o momento, não recebeu o posicionamento da empresa.

Riscos

A ANM (Agência Nacional de Mineração) justificou a elevação do nível de emergência da estrutura com dois motivos. A agência alega não ter conhecimento do que teria causado o aparecimento das trincas no talude da mina e das informações sobre a fundação da barragem. Na época, a Vale alegou que a estrutura não recebe mais rejeitos de minério e não faz parte do plano de produção da companhia há cerca de um ano.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas