Volume do Sistema Paraopeba tem nova queda e atinge pior nível da história
Tempo quente e seco auxilia na queda do nível dos reservatórios que compõem o sistema
Minas Gerais|Do R7
O nível do sistema Paraopeba, que abastece a região metropolitana de Belo Horizonte, voltou a cair e, nesta terla-feira (6), opera com apenas 25,6% de sua capacidade total. Os dados são divulgados diariamente pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).
Segundo o levantamento, o nível dos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores está em queda desde 13 de setembro e as chuvas registradas nos últimos dias não foram suficientes para que o volume de água armazenada voltasse a subir.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Entretanto, a Copasa garante que o volume atual é suficiente para garantir o abastecimento da população até o início do período chuvoso, que geralmente acontece ainda no mês de outubro.
Em nota, a empresa informou que: "a água armazenada nos reservatórios do Sistema Paraopeba é suficiente para garantir o abastecimento de toda a população atendida pelo mesmo na RMBH considerando-se o pior cenário que seria o de não chover partir do fim do período de estiagem que, na região Sudeste do Brasil, historicamente ocorre entre os meses de abril a setembro".
Além disso, a empresa realiza uma obra de ampliação da captação de água no rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, que deve ficar pronta em dezembro deste ano. Essa expansão deve eliminar qualquer risco de falta de água na região metropolitana.