Zoológico de Belo Horizonte vai ganhar novo gorila
Animal, que veio da Hungria, desembarcou em São Paulo na manhã desta quinta-feira (12), está a caminho da capital mineira
Minas Gerais|Rosildo Mendes, da Record Minas

O Zoológico de Belo Horizonte vai ganhar um novo gorila. O animal, que veio da Hungria, desembarcou em São Paulo na manhã desta quinta-feira (12), e já segue em um caminhão para a capital mineira. A previsão de chegada é para esta sexta-feira (13).
O gorila macho, de nome Bu-Buveio, chega à cidade para substituir o gorila Idi Amin, que morreu aos 37 anos em março de 2012. " Ele tem 27 anos, ainda não possui filhotes, e veio para BH por meio de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Associação Europeia de Zoos e Aquários para conservação de gorilas ex situ (conservação fora do local de origem). Bu-Bu ficará de quarentena durante 30 ou 40 dias, sem contato com os visitantes. Só depois desse período será possível visitá-lo”, informou a prefeitura.
Antes da morte de Idi, em setembro de 2011, a fundação havia conseguido duas “namoradas” para ele. Idi, como era carinhosamente conhecido no zoológico, ficou solteiro por 27 anos. As duas fêmeas, chamadas Imbi e Kifta, vieram da Inglaterra e passaram a morar com ele no zoológico. Idi Amin era um dos moradores mais ilustres do zoológico da capital mineira.
Idi Amin foi, por alguns anos, o único gorila macho na América Latina. Devido à idade, o animal sofria de insuficiência renal e osteoartrite. Em dezembro de 2021, um filhote de gorila, então com três meses, morreu no zoológico de Belo Horizonte enquanto brincava com os irmãos.
“A vinda de Bu-Bu tem como objetivo reestruturar o grupo de gorilas locais. O Zoo de BH segue as recomendações e diretrizes da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários e do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP/EAZA), que objetiva manter populações saudáveis sob os cuidados humanos, priorizando o bem-estar dos animais”, destacou a Fundação Zoobotânica.
“Para receber o gorila Bu-Bu, o recinto original de gorilas (área de manejo/cambiamento) passou por várias reformas e adaptações, seguindo as mais modernas técnicas e conceitos de segurança e bem-estar específicos para a espécie. O Jardim Zoológico da FPMZB possui área de quarentena apropriada para receber animais de grande porte (gorilas, chimpanzés, leões, tigres, onças, etc.), onde Bu-Bu será alojado neste primeiro momento. O local foi reformado para sua chegada, sendo aprovado integralmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dezesseis agentes públicos dos setores de mamíferos, hospital veterinário, nutrição e bem-estar animal, dentre eles, 4 médicos veterinários, 5 biólogos, 5 agentes de serviços ambientais e 2 auxiliares de tratação animal foram envolvidos no processo”, completou.
O Zoológico de Belo Horizonte foi inaugurado em 25 de janeiro de 1959.