Novo sistema da PRF facilita transferência de pontos e multas para motoristas infratores
Plataforma digital permite que proprietários de veículos indiquem o verdadeiro infrator pelo celular, agilizando o processo e evitando erros manuais
Trânsito|Do R7
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) agora conta com um processo mais ágil para a indicação de condutores infratores. Antes, os proprietários de veículos autuados precisavam comparecer a uma unidade da PRF ou enviar um formulário junto à notificação para indicar o responsável pela infração. Com a plataforma “Real Condutor Infrator”, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), essa etapa tornou-se mais prática.
A nova ferramenta, disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, permite que os proprietários de veículos indiquem diretamente o motorista responsável pela infração. Assim, tanto a multa quanto os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são transferidos automaticamente para o condutor real.
Segundo Fernando Neiva, Coordenador de Processamento de Infrações da PRF, além de tornar o processo mais rápido, o sistema elimina possíveis erros no preenchimento manual e dispensa a intervenção de terceiros na verificação das informações. “O resultado da operação fica disponível quase instantaneamente para os envolvidos”, afirmou Fernando.
A adesão à nova funcionalidade já mostra resultados significativos: mais de 15 mil condutores infratores foram indicados pelo sistema desde a implementação da plataforma.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal as etapas para indicar o condutor infrator são:
1- O proprietário do veículo e o condutor devem ter conta “Gov.br”.
2- No aplicativo, ir até “infrações”.
3- Em “infrações”, acessar “por infrator” ou “por veículo”.
4- Escolha a infração que será transferida para o real condutor infrator.
5- Na parte inferior da tela, clicar em “real infrator”.
6- Na parte inferior da tela, clicar em “indicar”.
7- Digite o CPF do condutor infrator.
8-Na sequência, o infrator será avisado e ao acessar a plataforma, deverá informar se deseja “aceitar ou recusar a indicação”.
9- Ao aceitar a indicação, o sistema envia para o condutor um código, que deverá ser utilizado para autorizar a indicação.
Com a nova plataforma, a PRF busca não apenas simplificar o processo de responsabilização, mas também garantir maior agilidade e precisão na transferência de pontos e multas para o condutor real. A expectativa é que essa inovação torne o sistema mais eficiente e justo, evitando erros e garantindo que as penalidades sejam aplicadas diretamente aos motoristas que cometeram as infrações, de forma mais rápida e transparente.