A Netflix já alugou fitas de vídeo e DVDs?
A plataforma de streaming é conhecida pelo serviço de video on demand e foi fundada em 1997, nos Estados Unidos
MonitoR7|Do R7
Quem viveu os anos 1980 e 90 certamente se lembra do boom das locadoras de vídeo em São Paulo e todo o Brasil. Em tempos atuais, no auge das plataformas de streaming, é difícil pensar em ir a uma videolocadora escolher uma fita VHS ou DVD para assistir àquela série do momento ou filme indicado ao Oscar.
O que muitos não sabem, porém, é que a Netflix, uma das plataformas de streaming mais conhecidas atualmente, já alugou fitas de vídeo. Antes de disponibilizar o conteúdo online para os assinantes, quem pagasse pelos serviços da Netflix receberia DVDs no conforto de casa. Na época, há 25 anos, a plataforma tinha a Blockbuster — uma das maiores do ramo até então — como principal concorrente.
Ao contrário da Blockbuster, em que o cliente precisava ir até um estabelecimento para alugar a fita em vídeo, a proposta inicial da Netflix era disponibilizar as VHS para os consumidores sem que eles precisassem sair de casa. A pessoa interessada no serviço ligaria para a empresa e receberia o filme em casa.
Porém, essa estratégia de funcionamento sofreu um empecilho por conta das VHS, muito delicadas e pesadas para serem enviadas pelo correio. Então, os fundadores da Netflix decidiram apostar nos DVDs, tecnologia introduzida nos Estados Unidos no ano de fundação da empresa, 1997.
A empresa chegou a incomodar a Blockbuster, tanto que a gigante das locadoras tentou comprar a concorrente, mas a proposta foi recusada.
Foi somente em 2007 que a Netflix passou a funcionar da forma como conhecemos hoje, com a oferta de filmes por streaming. Durante essa segunda fase de operação da empresa, com o serviço de video on demand, que o produto chegou a outros países, com a estreia no Brasil em 2011.
Mesmo disponível em quase todo o planeta e com um grande número de assinantes para o serviço de streaming, a Netflix nunca deixou de alugar mídias físicas nos Estados Unidos. Ainda hoje é possível assinar o plano para receber DVDs e Blu-rays. Porém, esse tipo de serviço nunca esteve disponível em outros países.
Há dois planos para o aluguel de DVDs na plataforma. O regular sai por 7,99 dólares por mês, cerca de R$ 41, e permite que o assinante alugue um filme por vez. Já o plano premium sai por 11,99 dólares, aproximadamente R$ 62, e permite o aluguel de dois DVDs simultaneamente.