Logo R7.com
RecordPlus
Monitor7

Copa do Mundo de 2030 terá nome inusitado? Não é bem assim; entenda

Países da América do Sul oficializaram a candidatura conjunta para sediar o Mundial no ano em que o evento completa 100 anos

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo*, do R7

  • Google News
Lançamento foi no estádio Centenário, de Montevidéu, em referência ao Mundial de 1930
Lançamento foi no estádio Centenário, de Montevidéu, em referência ao Mundial de 1930

Na última terça-feira (2), as confederações de futebol de países da América do Sul oficializaram, em cerimônia realizada em Montevidéu, no Uruguai, uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, quando o evento completará 100 anos de sua criação. No caso, os países envolvidos são: Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

O lançamento aconteceu em um símbolo da Copa de 1930, o estádio Centenário. O local serviu de palco para as disputadas semifinais e também a final, que foi vencida pelo Uruguai.


No entanto, não é a candidatura que está chamando atenção nas redes sociais e sim um possível nome da chapa coletiva sul-americana. Por conta das iniciais de cada um dos países, a sigla que circula na internet é, no mínimo, inusitada. "Mundial Chupar 2030" é o que dizem as publicações.

A explicação lógica é simples, já que é a junção das letras iniciais de cada país. Chile (CH), Uruguai (U), Paraguai (P) e Argentina (AR). 


Veja o esquema ilustrado: 

Suposto nome de candidatura conjunta vira alvo de piadas na internet
Suposto nome de candidatura conjunta vira alvo de piadas na internet

Porém, esse não é o nome oficial da candidatura. Ainda na terça, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou em seu Twitter imagens da cerimônia e confirmou a chapa coletiva na disputa pela sede.


Na publicação, em momento algum Domínguez afirma que esse é o nome da chapa.

"Muito obrigado pelo apoio do presidente [do Uruguai] Luis Lacalle Pou, juntos podemos levar o torneio ao berço do futebol", disse Domínguez.


“Este é o sonho de um continente. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não disputar, porque vai haver mais mundiais, porém é apenas uma vez que se completam 100 anos. Em uma ocasião como essa, é preciso voltar para casa”, afirmou Domínguez, em coletiva de imprensa.

A campanha nas redes sociais já conta com a participação de um dos maiores aplicativos com conteúdo sobre futebol do Twitter, o 365Scores. "A Copa do Mundo 'CHUPAR' 2030 está cada vez mais próxima de ser uma realidade e promete ser uma loucura", afirmou em publicação.

Os internautas não deixaram de comentar o nome inusitado.

Confira algumas reações:

Apesar de toda a repercussão, não é verdade que esse seja o nome da chapa sul-americana que concorre a país-sede da Copa do Mundo de 2030. Na realidade, nenhum nome foi divulgado ou mencionado.

É falso que a Copa do Mundo de 2030 vai se chamar 'CHUPAR'
É falso que a Copa do Mundo de 2030 vai se chamar 'CHUPAR'

Depois da Copa do Catar, em novembro deste ano, a edição de 2026 será realizada conjuntamente por México, Canadá e Estados Unidos. Marrocos concorreu com o bloco norte-americano na votação realizada em 2018 e teve 32% dos votos contra 66% dos vencedores. 

A Fifa espera definir a sede da Copa de 2030 até 2024, e a proposta sul-americana deve ter concorrência. Em junho de 2021, Portugal e Espanha também se lançaram juntos em uma tentativa de sediar a edição centenária.

*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar

Uniformes da Copa: veja as camisas já lançadas pelas seleções

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.