Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Copa do Mundo de 2030 terá nome inusitado? Não é bem assim; entenda

Países da América do Sul oficializaram a candidatura conjunta para sediar o Mundial no ano em que o evento completa 100 anos

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo*, do R7

Lançamento foi no estádio Centenário, de Montevidéu, em referência ao Mundial de 1930
Lançamento foi no estádio Centenário, de Montevidéu, em referência ao Mundial de 1930

Na última terça-feira (2), as confederações de futebol de países da América do Sul oficializaram, em cerimônia realizada em Montevidéu, no Uruguai, uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, quando o evento completará 100 anos de sua criação. No caso, os países envolvidos são: Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

O lançamento aconteceu em um símbolo da Copa de 1930, o estádio Centenário. O local serviu de palco para as disputadas semifinais e também a final, que foi vencida pelo Uruguai.

No entanto, não é a candidatura que está chamando atenção nas redes sociais e sim um possível nome da chapa coletiva sul-americana. Por conta das iniciais de cada um dos países, a sigla que circula na internet é, no mínimo, inusitada. "Mundial Chupar 2030" é o que dizem as publicações.

A explicação lógica é simples, já que é a junção das letras iniciais de cada país. Chile (CH), Uruguai (U), Paraguai (P) e Argentina (AR). 


Veja o esquema ilustrado: 

Suposto nome de candidatura conjunta vira alvo de piadas na internet
Suposto nome de candidatura conjunta vira alvo de piadas na internet

Porém, esse não é o nome oficial da candidatura. Ainda na terça, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou em seu Twitter imagens da cerimônia e confirmou a chapa coletiva na disputa pela sede.


Na publicação, em momento algum Domínguez afirma que esse é o nome da chapa.

"Muito obrigado pelo apoio do presidente [do Uruguai] Luis Lacalle Pou, juntos podemos levar o torneio ao berço do futebol", disse Domínguez.


“Este é o sonho de um continente. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não disputar, porque vai haver mais mundiais, porém é apenas uma vez que se completam 100 anos. Em uma ocasião como essa, é preciso voltar para casa”, afirmou Domínguez, em coletiva de imprensa.

A campanha nas redes sociais já conta com a participação de um dos maiores aplicativos com conteúdo sobre futebol do Twitter, o 365Scores. "A Copa do Mundo 'CHUPAR' 2030 está cada vez mais próxima de ser uma realidade e promete ser uma loucura", afirmou em publicação.

Os internautas não deixaram de comentar o nome inusitado.

Confira algumas reações:

Apesar de toda a repercussão, não é verdade que esse seja o nome da chapa sul-americana que concorre a país-sede da Copa do Mundo de 2030. Na realidade, nenhum nome foi divulgado ou mencionado.

É falso que a Copa do Mundo de 2030 vai se chamar 'CHUPAR'
É falso que a Copa do Mundo de 2030 vai se chamar 'CHUPAR'

Depois da Copa do Catar, em novembro deste ano, a edição de 2026 será realizada conjuntamente por México, Canadá e Estados Unidos. Marrocos concorreu com o bloco norte-americano na votação realizada em 2018 e teve 32% dos votos contra 66% dos vencedores. 

A Fifa espera definir a sede da Copa de 2030 até 2024, e a proposta sul-americana deve ter concorrência. Em junho de 2021, Portugal e Espanha também se lançaram juntos em uma tentativa de sediar a edição centenária.

*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar

Uniformes da Copa: veja as camisas já lançadas pelas seleções

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.