Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Corredora venceu campeonato mesmo grávida de cinco meses?

Publicação em rede social alcançou mais de centenas de milhares de curtidas, com história de superação

MonitoR7|Do R7

Alysia Montaño, atleta dos Estados Unidos, especializada em corrida de 800 metros
Alysia Montaño, atleta dos Estados Unidos, especializada em corrida de 800 metros

Uma publicação no Twitter alcançou mais de 130 mil curtidas, com a afirmação de que a corredora Alysia Montaño venceu os "800 metros no campeonato americano" enquanto estava grávida de cinco meses. A postagem também teve quase 15 mil compartilhamentos, sendo ainda replicada em outras redes sociais.

O principal atrativo parece ser a história de determinação e superação de limites. Uma história que é parcialmente verdadeira. Alysia Montaño é uma atleta norte-americana especialista em provas de 800 metros e atual heptacampeã nacional nos Estados Unidos.

A corredora de fato já participou de campeonatos enquanto estava grávida e a fotografia que acompanha a publicação viral é de uma dessas participações, em junho de 2014. Ela mostra Alysia disputando a prova de 800 metros no Campeonato de Atletismo dos Estados Unidos (US Track and Field Championships) em Sacramento, na Califórnia. Ela estava, então, não com cinco, mas oito meses de gestação.

No entanto, Alysia terminou a prova em último lugar, com um tempo de 2min32s3. Isso pode ser confirmado pela legenda publicada pelo autor da foto, o fotógrafo Rich Pedroncelli, encontrada no site da agência de notícias Associated Press.


Em entrevista na época, a atleta disse que decidiu participar da competição não para ser a mais rápida, mas para mostrar que pessoas grávidas podem realizar exercícios físicos e que esse tipo de atividade é saudável para a mãe e para o bebê: “[mulheres] podem estar em forma durante a gravidez e continuar suas carreiras enquanto constroem uma família”, disse Alysia.

Em entrevista à emissora americana CBS Los AngelesAlysia explicou que ela e o marido planejaram a gravidez para um período de intervalo, a fim de que ela pudesse participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.


Em 2017, a atleta repetiu o feito. Na ocasião, ela usou um top com a estampa da Mulher-Maravilha (foto que ilustra este artigo) e mostrou a barriga de cinco meses de gestação durante a disputa em um campeonato de atletismo. Nessa participação, ela também terminou na última colocação, mas em um tempo menor, de 2min21s40.

Apesar de a postagem viralizada trazer uma informação falsa, é válida a mensagem de dedicação e superação que certamente inspirou as curtidas e compartilhamentos. Independentemente das colocações da atleta nas corridas de que participou durante os períodos em que esteve grávida, certamente seu esforço é uma inspiração, para atletas e pessoas comuns.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.