Cristiano Ronaldo é o primeiro e único a marcar 700 gols por clubes? Verdadeiro
Marca histórica coloca o português no topo da lista de artilheiros por times, de acordo com ranking da IFFHS
MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*
No último fim de semana, Cristiano Ronaldo mostrou mais uma vez o motivo de ser considerado um dos melhores jogadores do planeta. O português marcou na partida entre Manchester United e Everton e a comemoração não ficou apenas para os seus companheiros de clube e torcedores. O atacante pôde celebrar mais uma marca histórica na carreira: 700 gols por clubes.
Todas as vezes que um recorde é batido no futebol, surgem na internet questionamentos e comparações sobre a conquista mais recente e outras anteriores. Dessa vez não foi diferente.
Apesar das tentativas, a IFFHS (Federação Internaiconal de História e Estatística do Futebol) não deixou espaço para dúvidas. Cristiano Ronaldo é sim o maior artilheiro por clubes da história. Ainda em março, CR7 já havia superado Romário, antigo líder do ranking.
O brasileiro marcou 691 gols nas equipes em que jogou, sem contar a seleção. Na época, Cristiano havia marcado um hat-trick e ultrapassou Romário, ficando com 692 tentos na conta.
Após o jogo do final de semana, Ronaldo disparou na liderança e com 700 gols por clubes, é o primeiro e único a atingir essa marca no futebol profissional.
Atualmente, segundo a Federeação Internacional, a lista de artilheiros por clubes está assim:
1º) Cristiano Ronaldo: 700 gols
2º) Romário: 691 gols
2º) Lionel Messi: 691 gols
4º) Josef Bican: 688 gols
5º) Pelé: 679 gols
Sobre ser o maior artilheiro do futebol há controvérsias, já que muitos celebram feitos brilhantes como mil gols na carreira, por exemplo. Para contagens oficiais, como a da IFFHS, Cristiano é o primeiro da lista. Com 817 tentos marcados em partidas oficiais, CR7 está acima de nomes como Pelé, Lionel Messi e Ferenc Puskas.
O próximo compromisso de Cristiano é na próxima quinta-feira (13), pela Liga Europa. O Manchester United entra em campo contra o Omonia, pela 4ª rodada do Grupo E. Resta saber se o craque português estará inspirado para aumentar ainda mais a contagem de gols por clubes.
*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar
Craques da Copa: astros chegam em alto nível para o maior desfile de talentos do futebol mundial