Duvidoso: Portuguesa dispensou Diego Maradona? Não é bem assim; entenda
Craque argentino visitou clube com empresário uruguaio Juan Figer, que ofereceu a contratação do jogador ao time paulistano
MonitoR7|Isabella Pugliese Vellani*, Do R7

No último domingo (14), a Portuguesa completou 102 anos. Com a comemoração do aniversário de um dos clubes mais tradicionais de São Paulo, as redes sociais foram tomadas mais uma vez pela história de que a Lusa teria recusado a contratação de Diego Maradona, em 1979.
Apesar dos rumores, não foi bem assim que tudo aconteceu. O ídolo argentino esteve no ginásio da Portuguesa de Desportos em 27 de março de 1979 para que recebesse o prêmio Troféu Gandula, criado pelo jornalista Wilson Brasil. Na ocasião, o jovem atleta estava com seu empresário, o uruguaio Juan Figer, que ofereceu uma negociação com a Lusa, mas por um valor que o clube não conseguiria arcar.
Segundo o historiador da Portuguesa, Sérgio Luiz Henriques, além de Maradona e Figer, o então dirigente do clube, Manuel Marques Mendes Gregório, que se tornou presidente da equipe em 1980, estava presente e foi apresentado ao “jovem muito promissor que já despontava no cenário argentino”.
Figer comentou ao dirigente que o atleta tinha potencial de se tornar um excelente jogador, por ter uma qualidade acima da média. Na época, Maradona atuava pelo Argentinos Juniors, clube que precisava de dinheiro para resolver outras questões e por isso estava querendo negociar o futuro craque.
O empresário afirmou que o valor pelo jogador seria entre 300 e 350 mil dólares. Dias depois, o presidente do clube, Osvaldo Teixeira Duarte, afirmou que não seguiria com a contratação. O historiador afirma que diversos motivos levaram a equipe a não contratar o jovem atleta e uma das razões foi o alto valor oferecido.
Leia também
Além do dinheiro, existia o questionamento se assinar um contrato com um jovem argentino valeria à pena, já que Maradona era mais uma de várias promessas no esporte. Henriques conta que o clube estava com reformas no emblemático Estádio do Canindé, que geravam altas despesas, e não poderiam arcar com mais um alto salário.
*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar
Mais do que futebol, Suárez reencontra suas raízes no Nacional-URU
Em dois jogos, Luis Suárez falhou na missão de conquistar um título com o Nacional-URU. A equipe da infância foi eliminada pelo Atlético-GO na Copa Sul-Americana, mas voltar para o Uruguai tem um significado muito maior do que apenas os resultados em c...
Em dois jogos, Luis Suárez falhou na missão de conquistar um título com o Nacional-URU. A equipe da infância foi eliminada pelo Atlético-GO na Copa Sul-Americana, mas voltar para o Uruguai tem um significado muito maior do que apenas os resultados em campo. Estar perto das suas raízes é o que mais motiva o atacante












![Na despedida do Atlético de Madrid para Luisito, toda a família do jogador marcou presença. Nas redes sociais, Sofia Balbi mostrou que a família sempre estará ao lado do herói uruguaio. "Mais um momento muito especial para sua carreira [...]. Temos muito orgulho de você, da sua força e dessa grandeza. Te amamos", escreveu](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/DGWLRJXUEJJKPEESZFME7KK2W4.jpg?auth=36539d89ad888203a34b2ffff7c1d55f4906fae5504834872abc34d0190aabbd&width=1080&height=1350)




