Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bicicleta esculpida em templo indiano de mais de 3.000 anos! Será verdade?

Será que as imagens de um homem andando de bicicleta, esculpidas em um templo indiano de 3.000 anos, provam que existem viajantes...

E-Farsas|

Será que as imagens de um homem andando de bicicleta, esculpidas em um templo indiano de 3.000 anos, provam que existem viajantes do tempo?

As imagens voltaram a circular nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2023 e nelas podemos ver desenhos esculpidos em paredes de homens andando de bicicleta. De acordo com o texto que acompanha as imagens, elas teriam sido fotografadas em um templo antigo na Índia, provando que alguns humanos andavam de bicicleta milênios antes da sua invenção. Ou seja, as fotos provam que viajantes do tempo existem de verdade!

Será que isso é verdade?

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Imagem de homem andando de bicicleta prova que existem viajantes do tempo! Será verdade? 9foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O alemão Barão Karl von Drais é considerado o inventor da bicicleta pela sua adaptação, em 1817, de um brinquedo chamado celerífero, criado duas décadas antes pelo Conde de Sivrac. O barão instalou um guidão e freios na invenção do conde, e essas melhorias se tornaram padrão nas próximas versões no meio de transporte de duas rodas.

Mas como explicar as imagens de bicicletas em templos antigos na Índia?

A resposta é simples: as esculturas são de uma porta de madeira esculpida na Nigéria, em 1924, por um artista nigeriano chamado Dada Areogun. 

O mestre Areogun está entre os mais notáveis ​​​​escultores documentados da arte histórica iorubá e ficou famoso por suas esculturas em portas. Ele também ficou conhecido por suas esculturas religiosas. Suas obras são tão importantes que têm um espaço reservado até no Museu Britânico.

No site especializado em obras de arte Lempertz, a peça está à venda por 20 mil euros, e cada uma das cenas entalhadas na madeira está descrita como:

“Painel superior: um fumante de cachimbo, um pregador e seguidor segurando livros, uma mulher carregando uma cabaça, um ciclista (a corrente torcida giraria as rodas em direções opostas!), um flautista, um soldado com um prisioneiro nu.[…]”, diz o site.

Conclusão

As fotos que mostram um homem andando de bicicleta em uma escultura são, na verdade, parte de uma obra feita em madeira por um artista na Nigéria em 1924!

O post Bicicleta esculpida em templo indiano de mais de 3.000 anos! Será verdade? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.