Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Em plena guerra, Putin respondeu crítica de Greta Thunberg?

Vídeo com discurso do presidente russo recebeu legendas em português para publicação em redes sociais, com críticas à ativista sueca e à ONU

MonitoR7|Do R7

Entre os vários vídeos de discursos de Vladimir Putin que circulam nas redes sociais, desde o início do ataque russo contra a Ucrânia, um chamou a atenção de um leitor do MonitoR7. Ele nos enviou para checagem um vídeo em que, aparentemente, o discurso de Putin foi traduzido e legendado. 

Segundo as legendas colocadas nas falas do presidente russo, Greta teria feito discursos com "intuito de jogar o mundo contra o povo russo". Além disso, Putin teria culpado a Organização das Nações Unidas (ONU) pela guerra, já que a organização não "respeita a soberania do povo russo". A garota estaria sendo usada por pessoas influentes, para "manipular a verdade".

A manipulação da verdade, no entanto, está nas postagens que trazem essa informação. A jovem ativista sueca Greta Thunberg, que normalmente trata do problema das mudanças climáticas, realmente participou de um protesto recente contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas o discurso de Vladimir Putin cujo vídeo está nas postagens em redes sociais não tem nenhuma relação com o protesto de Greta.

Trata-se de um pronunciamento sobre o ínicio da operação militar russa em território ucraniano. O MonitoR7 contatou o Departamento de Idiomas para Fins Acadêmicos-Profissionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para traduzir o discurso de Putin na íntegra. A tradução foi feita pelo professor de russo da UFMG, João Pedro Marques. 


O pronunciamento do presidente russo foi feito em uma televisão estatal da Rússia, no dia 23 de fevereiro desse ano. Putin declara que os "planos não incluem a ocupação de territórios ucranianos e que a Rússia não vai "impor nada a ninguém". Além disso, o presidente reforça que "toda a responsabilidade pelo derramamento de sangue recairá inteira e completamente sobre a consciência do regime que governa o território da Ucrânia".

O discurso se prolonga e Putin fala sobre intervenções internas no conflito. O presidente deixa claro que quem tentar parar o governo e exército russos ou criar uma ameaça ao país ou ao povo, deve entender que a resposta da Rússia será imediata. "E levará a consequências nunca antes vistas na história. Estamos prontos para quaisquer desdobramentos dos eventos", afirmou o presidente. Por fim, Putin encerra, dizendo que "todas as decisões necessárias sobre isso foram tomadas. Espero que eu seja ouvido".


Já em relação à manifestação que teve a participação de Greta Thunberg, ele ocorreu em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 25 de fevereiro. O protesto foi em frente à Embaixada da Rússia. Em sua conta no Twitter, Greta publicou uma foto dela com outros manifestantes, segurando uma placa com os dizeres em inlgês: "Stand With Ukraine", que significa "Juntos pela Ucrânia" (em tradução livre). 

Confira a publicação:


Portanto, não existe qualquer ligação entre o discurso do presidente Vladimir Putin e o protesto da jovem ativista sueca Greta Thunberg. Logo, as publicações que afirmam que o presidente estaria respondendo a garota são falsas. As legendas adicionadas ao vídeo também não correspondem ao que foi realmente dito. São declarações inventadas. Putin, na verdade, estava anunciando a invasão militar aos territórios ucranianos. 

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É fake que Putin faz pronunciamento respondendo a ativista Greta Thunberg
É fake que Putin faz pronunciamento respondendo a ativista Greta Thunberg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.