Em plena guerra, Putin respondeu crítica de Greta Thunberg?
Vídeo com discurso do presidente russo recebeu legendas em português para publicação em redes sociais, com críticas à ativista sueca e à ONU
MonitoR7|Do R7

Entre os vários vídeos de discursos de Vladimir Putin que circulam nas redes sociais, desde o início do ataque russo contra a Ucrânia, um chamou a atenção de um leitor do MonitoR7. Ele nos enviou para checagem um vídeo em que, aparentemente, o discurso de Putin foi traduzido e legendado.
Segundo as legendas colocadas nas falas do presidente russo, Greta teria feito discursos com "intuito de jogar o mundo contra o povo russo". Além disso, Putin teria culpado a Organização das Nações Unidas (ONU) pela guerra, já que a organização não "respeita a soberania do povo russo". A garota estaria sendo usada por pessoas influentes, para "manipular a verdade".
A manipulação da verdade, no entanto, está nas postagens que trazem essa informação. A jovem ativista sueca Greta Thunberg, que normalmente trata do problema das mudanças climáticas, realmente participou de um protesto recente contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas o discurso de Vladimir Putin cujo vídeo está nas postagens em redes sociais não tem nenhuma relação com o protesto de Greta.
Trata-se de um pronunciamento sobre o ínicio da operação militar russa em território ucraniano. O MonitoR7 contatou o Departamento de Idiomas para Fins Acadêmicos-Profissionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para traduzir o discurso de Putin na íntegra. A tradução foi feita pelo professor de russo da UFMG, João Pedro Marques.
O pronunciamento do presidente russo foi feito em uma televisão estatal da Rússia, no dia 23 de fevereiro desse ano. Putin declara que os "planos não incluem a ocupação de territórios ucranianos e que a Rússia não vai "impor nada a ninguém". Além disso, o presidente reforça que "toda a responsabilidade pelo derramamento de sangue recairá inteira e completamente sobre a consciência do regime que governa o território da Ucrânia".
O discurso se prolonga e Putin fala sobre intervenções internas no conflito. O presidente deixa claro que quem tentar parar o governo e exército russos ou criar uma ameaça ao país ou ao povo, deve entender que a resposta da Rússia será imediata. "E levará a consequências nunca antes vistas na história. Estamos prontos para quaisquer desdobramentos dos eventos", afirmou o presidente. Por fim, Putin encerra, dizendo que "todas as decisões necessárias sobre isso foram tomadas. Espero que eu seja ouvido".
Já em relação à manifestação que teve a participação de Greta Thunberg, ele ocorreu em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 25 de fevereiro. O protesto foi em frente à Embaixada da Rússia. Em sua conta no Twitter, Greta publicou uma foto dela com outros manifestantes, segurando uma placa com os dizeres em inlgês: "Stand With Ukraine", que significa "Juntos pela Ucrânia" (em tradução livre).
Confira a publicação:
Portanto, não existe qualquer ligação entre o discurso do presidente Vladimir Putin e o protesto da jovem ativista sueca Greta Thunberg. Logo, as publicações que afirmam que o presidente estaria respondendo a garota são falsas. As legendas adicionadas ao vídeo também não correspondem ao que foi realmente dito. São declarações inventadas. Putin, na verdade, estava anunciando a invasão militar aos territórios ucranianos.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777
