Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Falso: avião soltando produto rosa faz parte de chá revelação inusitado

Na verdade, vídeo viral mostra uma aeronave despejando produto usado para combater incêndio florestal

MonitoR7|Diego Alejandro, do R7*

Produto de coloração vermelha/rosa é usado para retardar propagação das chamas
Produto de coloração vermelha/rosa é usado para retardar propagação das chamas Produto de coloração vermelha/rosa é usado para retardar propagação das chamas

É menino ou menina? É incêndio… Nos últimos dias, o vídeo de um avião sobrevoando uma floresta e soltando um pó rosa foi altamente compartilhado como sendo parte de um chá revelação, porém, na verdade, trata-se do combate a um incêndio. Confira uma publicação do Instagram, com mais de 5 milhões de visualizações e 220 mil curtidas, que carrega um texto que pode remeter a engano:

Por mais que as pessoas não economizem esforços — nem criatividade — no momento de organizar um chá revelação inusitado, algo que tem virado moda na internet, quando se presta atenção em algumas discrepâncias, dá para notar que nem tudo é o que parece.

O primeiro detalhe, e talvez o mais evidente, é o porte do avião. Revelações que usam aviões e fumaça já se tornaram comum (envolvendo até tragédia), contudo, sempre são usadas aeronaves menores, os famosos “teco-teco”.

Outro ponto é o 911 escrito na cauda da aeronave, típico número de emergência nos Estados Unidos, o equivalente ao 190 por aqui. Ou seja, é um avião utilizado em situações de emergência — se fosse só soltar fumaça no ar, não seria mais fácil um bimotor?

Publicidade

Ao pesquisar mais sobre aviões de emergência, foi descoberto o que estava acontecendo. O modelo que se vê no vídeo é o Douglas DC-10 Air Tanker, especialmente modificado para combate a incêndios.

Ele pode carregar dois tipos de produto: água ou um retardante de chamas, de coloração vermelha/rosa. A “fumaça rosa” que aparece no vídeo não é fumaça, e sim esse retardante, que é um pó.

Publicidade

O termo “retardante de chama” não se refere a uma classe específica de produtos químicos, mas sim à sua função. Esses produtos não servem para apagar o fogo, agem apenas para conter a propagação das chamas.

Numa situação de incêndio florestal, os aviões formam uma barreira em volta da área onde está pegando fogo, para que, então, a equipe de bombeiros no solo possa fazer o combate direto. Por isso, o retardante e a água são usados em conjunto.

Publicidade

Os retardantes de chama têm essa coloração justamente para auxiliar os bombeiros no solo, e seu efeito pode durar dias.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checaremos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, com edição de Fabíola Glenia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.