Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Falso: Bill Gates não financiou viagem de Dom Phillips à Amazônia

Mensagens nas redes sociais dizem que o dono da Microsoft patrocinava o instituto que deu uma bolsa ao jornalista, morto na Amazônia, para que ele escrevesse um livro sobre o local

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Bill Gates (E) não tinha ligação com Dom Phillips (D)
Bill Gates (E) não tinha ligação com Dom Phillips (D) Bill Gates (E) não tinha ligação com Dom Phillips (D)

No domingo (26), foi velado o corpo de Dom Phillips, jornalista inglês assassinado no Vale do Javari, no Amazonas. Nem assim ele escapou das notícias falsas. Uma mensagem que viralizou nas redes sociais afirmava que o repórter trabalhava em uma fundação financiada pelo fundador da Microsoft, o bilionário Bill Gates, mas isso não é verdade.

No caso, a fundação em questão é a Alicia Patterson, sediada em Washington, nos Estados Unidos. Ela se apresenta como uma instituição que busca fomentar, promover e sustentar as melhores tradições do jornalismo americano.

Além disso, "fornece apoio a jornalistas engajados em um trabalho rigoroso, investigativo, espirituoso, independente e cético que beneficie o público".

Em comunicado, a fundação afirma que a ligação do trabalho de Dom Phillips com Bill Gates não faz sentido.

Publicidade

"Esta é uma afirmação falsa. Dom Phillips recebeu uma doação de nossa fundação, que é uma organização de caridade sem fins lucrativos financiada pelas famílias Patterson e Albright em homenagem a Alicia Patterson, que foi fundadora e editora do Newsday. Não temos conexão com nenhum grupo supostamente chamado de 'Fundação Internacional de Jornalistas Engajados'. Nossa fundação não recebe dinheiro de Bill Gates."

O programa da Fundação Alicia Patterson concede subsídios de até 40 mil dólares a jornalistas que desempenham trabalhos na área do jornalismo investigativo e publicam artigos independentes na The APF Reporter, revista digital publicada pela fundação e disponível na internet. Os vencedores são escolhidos em um concurso anual. Esse processo acontece desde 1965.

Publicidade

A Fundação Bill e Melinda Gates — organização sem fins lucrativos que luta contra a pobreza, doenças e desigualdade em todo o mundo — também refuta a afirmação de que Bill Gates seja doador da Fundação Alicia Patterson.

De acordo com a própria fundação, Phillips pesquisava as mudanças climáticas e econômicas na Amazônia com verbas de uma doação da Alicia Patterson Foundation em 2021-2022 e estava trabalhando em um livro sobre maneiras realistas de salvar a floresta tropical. 

Publicidade

A Amazônia rodeada de notícias falsas

A floresta amazônica é, há algum tempo, peça central em um debate internacional, principalmente nos últimos anos, após a crescente destruição do bioma. 

Não é a primeira vez que notícias ligadas à Amazônia são checadas aqui no MonitoR7 — desde a invenção de uma cidade perdida cobiçada por suas riquezas até mitos sobre o aquecimento global. A região é sempre alvo potencial de fake news.

Leia também

Dom Phillips foi morto no início deste mês, ao lado do indigenista Bruno Pereira, ex-funcionário da Funai (Fundação Nacional do Índio).

As autoridades prenderam três homens suspeitos dos crimes. Foi com base na confissão de culpa de um deles, o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, que a Polícia Federal encontrou os corpos das vítimas na região do Vale do Javari.

A perícia também vai determinar a causa das mortes e a arma utilizada no crime. Segundo a PF, Pelado disse que as mortes ocorreram por disparo de arma de fogo.

Pereira e Phillips desapareceram em 5 de junho, quando retornavam de barco ao município de Atalaia do Norte (AM). 

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiária do R7, com edição de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.