Falso: 'Lucy In The Sky With Diamonds', sucesso dos Beatles, não faz apologia ao uso de drogas
Apesar da sigla LSD, canção fala sobre um desenho feito pelo filho de John Lennon e inspiração em 'Alice no País das Maravilhas'
MonitoR7|Do R7
Um dos maiores hits dos Beatles, Lucy In The Sky With Diamons, levanta dúvidas sobre a composição até hoje. A música faz parte do aclamado álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967.
O cenário colorido que a letra da canção constrói, os elementos fantasiosos e a sigla da faixa (LSD) contribuem para que até os fãs de carteirinha da banda acreditem que a música se trata do uso de drogas.
Porém, a inspiração para a composição foi bem mais simples: um desenho que o filho de John Lennon, Julian, ilustrou aos 4 anos na escola. Lucy, musa inspiradora da obra, era uma amiga do garoto. Segundo o jornal The Guardian, Lucy chegou a dizer que nunca se identificou com a temática da canção.
Veja o desenho que despertou o interesse dos Beatles:
O nome que Julian atribuiu a obra era "Lucy no céu com diamantes" (em tradução livre para o português), o mesmo da música. Em declarações sobre a faixa, o filho do astro disse que não sabia o porquê da alcunha ou mesmo porque aquele desenho específico chamou tanto a atenção de John Lennon.
Paul McCartney, que também é compositor da música, já afirmou em entrevistas que se lembra do momento em que o companheiro de banda apareceu com o desenho do filho no estúdio. Os dois disseram que "não tinham percebido" que a sigla da canção era LSD até o lançamento.
Inspirações e referências na composição
O processo de composição da música foi a partir do desenho do filho e de inspirações literárias. Desde pequeno, John Lennon leu muito Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Em diversos versos da canção, é possível fazer a conexão com o clássico da literatura.
Por exemplo, em "picture yourself in a boat on a river" (se imagine em um barco num rio) — referência ao passeio de barco que Alice faz com a Rainha. Ou como em "follow her down to a bridge by a fountain" (siga-a abaixo em uma ponte através de uma fonte) em que faz uma alusão à garota seguindo o coelho até o buraco que a leva ao país das maravilhas.
Além dos elementos surreais, coloridos e remetendo a doces ao longo de toda a composição, como as "tortas de marshmallow" ou "olhos de tangerina", que também lembram a obra de Carrol.
A mensagem final da canção é outra referência a Alice no País das Maravilhas. Após uma jornada por destinos fantasiosos, a lembrança é a "garota com olhos de caleidoscópio". Assim como a memória da personagem principal, que se lembra das aventuras vividas no sonho dela.
Leia a tradução completa da letra:
Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada
Alguém lhe chama, você responde lentamente
Uma garota com olhos de caleidoscópio
Flores de celofane amarelas e verdes
Crescendo por sobre sua cabeça
Procure a menina com o sol em seus olhos
E ela se foi
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Siga a até a ponte perto da fonte
Onde pessoas com cavalos de pau comem tortas de marshmelow
Todos sorriem Enquanto você boia passando pelas flores
Que crescem tão inacreditavelmente altas
Táxis de jornais aparecem na costa
Esperando para levá-lo embora
Sobe atrás com sua cabeça nas nuvens
E você se foi
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Imagine-se em um trem na estação
Com carregadores de plasticina com gravatas espelhadas
De repente alguém está la na catraca
A garota com olhos de caleidoscópio
Lucy no céu com diamantes