Falso: tartaruga gigante não foi flagrada no Rio de Janeiro
Imagens que circulam em redes sociais são de 2018 e não foram registradas no Brasil
MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*
Nas redes sociais circula um vídeo de uma tartaruga em uma praia se movimentando para voltar para o mar, enquanto banhistas acompanham o esforço do animal. A situação seria normal não fosse pelo tamanho do réptil. Nas imagens, a tartaruga aparece quase do mesmo tamanho das pessoas que estão na areia.
As publicações afirmam que o vídeo foi gravado recentemente no Rio de Janeiro. Até o momento, uma das postagens já recebeu mais de 200 mil interações.
Porém, não é verdade que as imagens foram registradas na capital carioca. Na realidade, o vídeo já circula na internet desde 2018 e já viralizou algumas vezes, até mesmo em diversos idiomas.
Em junho deste mesmo ano, uma publicação afirmava tratar-se de uma "tartaruga maciça no México". Nessa ocasião, por exemplo, a publicação foi vista mais de 60 mil vezes.
Ainda em maio, outro internauta publicou o vídeo, porém com uma duração maior. Neste, inclusive, é possível analisar a real dimensão da tartaruga em comparação com as pessoas que assistem à cena.
Veja:
Por meio de pesquisas sobre "tartarugas gigantes" no ano de 2018, os resultados indicaram um artigo de um jornal local que cobre territórios franceses no Caribe. O France-Antilles fez, na época, uma matéria sobre o caso, que aconteceu na praia La Perle, perto da cidade de Deshaies, a oeste do arquipélago francês de Guadalupe, que fica no mar caribenho.
As imagens nas publicações que sugerem que o vídeo foi gravado no Brasil estão espelhadas, mas ainda assim é possível comparar o vídeo de 2018 com o que está viralizando agora.
Os detalhes da multidão ao fundo, como as pranchas vermelhas e amarelas seguradas pelos espectadores, bem como o tamanho da tartaruga, permitem concluir que, na realidade, é o mesmo vídeo.
Leia também
Certamente, o tamanho da tartaruga é o que mais chama a atenção dos internautas. Mas a tartaruga também não é gigante. Como os outros ângulos da mesma cena mostram, a perspectiva do vídeo viral é enganosa: enquanto a tartaruga parece quase tão grande quanto os banhistas mais atrás, no final do vídeo original, quando o réptil chega ao mar, é possível perceber o real tamanho do animal.
O vídeo mostra uma tartaruga-de-couro, a maior das espécies existentes. De acordo com o Projeto Tamar, elas têm até 182 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e podem chegar aos 500 kg. Já as nadadeiras dianteiras podem atingir mais de 2 metros. Apesar de o episódio não ter acontecido no Brasil, no país existem aproximadamente 120 ninhos dessa espécie por temporada.
Portanto, é falso que uma tartaruga gigante tenha sido registrada no Rio de Janeiro recentemente. O vídeo viral foi gravado no Caribe, em 2018. Além disso, o animal nem mesmo é tão grande quanto parece. A cena foi gravada em ângulos que mudam a perspectiva do real tamanho da tartaruga em questão.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br
*Estagiária do R7, com edição de Fabíola Glênia