Governo chinês hasteou bandeira em território brasileiro?
Vídeo mostra bandeira da China hasteada à beira de uma estrada, no interior do Estado de São Paulo
MonitoR7|Do R7

Um vídeo que mostra uma bandeira chinesa hasteada junto a uma estrada está repercutindo nas redes sociais. O autor do vídeo, que não se identifica, informa que aquela é a bandeira da China, mas ele não está na China.
Ele mostra então uma placa indicativa, com as distâncias para se chegar às cidades de Votuporanga e Sebastianópolis do Sul, no Interior do Estado de São Paulo. E diz que está nessa última cidade.
O autor do vídeo se mostra inconformado com aquela bandeira hasteada em território brasileiro. E, em tom alarmista, diz que "alguma coisa tem que ser feita, urgente". Ele também pede: "Acorda Brasil, enquanto ainda dá tempo".
O curioso é que o vídeo tem movimentos sempre para o lado direito de quem está gravando, mostrando a estrada, o movimento de veículos, as placas e a área lateral. Em nenhum momento, a câmera se move para o lado esquerdo.
Há um motivo para isso. Há uma bandeira brasileira à direita da bandeira chinesa(do lado esquerdo em relação ao local de onde o vídeo foi gravado). Como determina a legislação do nosso país. Desde 1936, nenhuma bandeira de outro país pode ser hasteada no território nacional, sem que ao seu lado direito esteja a bandeira do Brasil.
A presença da bandeira nacional e a forma como as bandeiras estão dispostas pode ser constatado facilmente, na própria internet. O vídeo de que estamos tratando já circulou em outros momentos e provocou reações.
Um vereador de Votuporanga, Carlos Abdala(Patriotas) foi até o local, para checar a "denúncia". Ele mostra que as bandeiras estão na entrada da multinacional COFCO International Brasil S.A., empresa chinesa fabricante de álcool.
Desde 1936, um decreto promulgado por Getúlio Vargas estabelece a proibição de hasteamento de bandeiras estrangeiras em território brasileiro. A menos que junto a esta seja hasteada a bandeira brasileira, no centro ou à direita(no caso de números pares de bandeiras). Outra lei, 5.700/71, explica as formas e a apresentação dos símbolos nacionais, em uma maneira mais específica.
As bandeiras hasteadas em Sebastianópolis do Sul obedecem ao estabelecido na legislação. Não há ilegalidade nenhuma. A China é um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas e, mais que isso, mantém fortes relações econômicas. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e destino da maior parte das nossas exportações.





