Logo R7.com
RecordPlus
Monitor7

Governo da Irlanda alerta para "morte súbita" como efeito da vacina?

Publicações nas redes sociais mostram cartaz do Ministério da Saúde irlandês sobre efeitos colaterais do imunizante contra a Covid-19

MonitoR7|Do R7

  • Google News
Vacinação de idosa na Europa
Vacinação de idosa na Europa

Um cartaz atribuído ao governo da Irlanda, inclui a "morte súbita" como um dos efeitos colaterais das vacinas contra Covid-19. Essa imagem está sendo muito compartilhada em publicações nas redes sociais.

O cartaz, que seria um “alerta oficial” do Ministério da Saúde irlandês, também lista como efeitos adversos dos imunizantes: dores de cabeça, coágulos sanguíneos, paralisia de Bell, derrames e ataques do coração.


A imagem é falsa. O governo da Irlanda não fez alerta relacionando esses problemas como se fossem efeitos colaterais das vacinas que combatem à Covid-19, aprovadas para uso naquele país.

A Autoridade Regulatória de Produtos de Saúde (HPRA), responsável pela autorização de medicamentos usados para animais e humanos na Irlanda, citada no cartaz, confirmou à agência internacional Associated Press que a HPRA não produziu o pôster em questão. A entidade também negou qualquer participação de órgãos do Ministério da Saúde.


O poster apresenta o logotipo do Departamento de Saúde do governo, provavelmente para trazer mais credibilidade às informações. Mas, ao lado, do logotipo, está escrito termo em irlandês “Muintir na hÉireann”, que na tradução, significa “o povo da Irlanda”. Esse termo não é usado pelo governo em seu material oficial. A inscrição usada nas publicações oficiais é “Rialtas na hÉireann”, (governo da Irlanda).

Segundo dados do site “Our World in Data”, até a semana passada, cerca de 75% da população irlandesa já havia completado o ciclo vacinal contra a Covid-19. Em números absolutos, 3,7 milhões de pessoas na Irlanda estão totalmente vacinadas.


Com grande parte da população vacinada, os registros de novos casos e de óbitos no país segue em baixa. No último domingo (24), a Irlanda não registrou mortes em decorrência da Covid-19.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Publicação mostrava cartaz que trazia informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19
Publicação mostrava cartaz que trazia informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.