Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Imagens da suposta prisão de Vladimir Putin são verdadeiras?

Publicações nas redes sociais mostram o presidente da Rússia com um macacão laranja, tradicional entre detentos dos EUA

MonitoR7|Do R7


Imagens criadas por inteligência artificial mostram Vladimir Putin como preso
Imagens criadas por inteligência artificial mostram Vladimir Putin como preso

Algumas imagens do presidente da Rússia, Vladimir Putin, detido foram publicadas nas redes sociais. A qualidade da suposta foto levou alguns internautas a duvidar da veracidade do registro.

A imagem surgiu logo após o TPI (Tribunal Penal Internacional) emitir um pedido de prisão no nome de Putin por supostos crimes de guerra. A Rússia, entretanto, não reconhece a legitimidade da instituição.

Como era de esperar, a imagem é uma criação do programa de inteligência artificial Midjourney — especializado em desenvolver cenas idealizadas pelos usuários.

Para a criação das fotos do presidente da Rússia, bastou o jornalista Eliot Higgins escrever “imagine” e o nome de Putin mais a palavra "detento" ou outro sinônimo para surgirem as imagens acima.

Publicidade

O programa Midjourney tem uma lista de termos e palavras banidas, como Hitler, presidente Xi e todos os nomes de atrizes pornô famosas, segundo o site Lead Stories. Entretanto, outras personalidades e autoridades como Donald Trump, Volodmir Zelenski e o próprio Putin continuam na base de dados do aplicativo.

Ainda de acordo com o site, se o usuário utilizar a frase “imagine Russia without Putin” (imagine a Rússia sem o Putin, em tradução livre), o programa não gerará nenhuma imagem.

Bakhmut tem 'desfile' de feridos em um dia normal na guerra

" gallery_id="641dd592416eb9c3af00004f" url_iframe_gallery="monitor7.r7.com/imagens-da-suposta-prisao-de-vladimir-putin-sao-verdadeiras-29032023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.