Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

INSS manda mensagens para segurados que tem valores a receber?

Mensagens em nome do INSS informariam sobre valores a receber, para segurados que tiveram juros reduzidos no empréstimo consignado

MonitoR7|Do R7

O aplicativo Meu INSS é uma das formas oficiais e mais seguras para contato dos segurados com o instituto
O aplicativo Meu INSS é uma das formas oficiais e mais seguras para contato dos segurados com o instituto

Chegou ao MonitoR7, através do número disponibilizado para contato, um pedido para verificação de mensagens que o INSS(Instituto Nacional de Seguro Social) estaria enviando a segurados, sobre valores a receber. O nosso leitor não nos enviou as mensagens que ele recebeu. Mas, segundo ele, elas informam que o dinheiro que seria pago pelo INSS se refere à redução dos juros cobrados em empréstimos consignados.

Nós verificamos a informação com o próprio INSS. Não é verdade e essas mensagens são um golpe, que busca conseguir dados bancários dos segurados e sobre os benefícios que eles recebem do INSS.

O órgão fez um alerta sobre o assunto no dia 4 de janeiro passado, esclarecendo que "não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado". Ainda de acordo com o alerta, o INSS nem mesmo envia motoboys para a casa dos beneficiários. 

Inclusive, a conta oficial do Governo Federal, no Twitter, fez uma série de postagens esclarecendo a questão. Confira a primeira publicação:


Além disso, a nota aponta que os acordos feitos entre o INSS e as instituições financeiras preveem que cabe aos bancos acordantes a adoção de cuidados para evitar o vazamento de dados, as consignações fraudulentas e o assédio comercial. 

O INSS também dá orientações do que é possível fazer nos casos de fraudes desse tipo. Caso não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor, para fins de tratamento e exclusão de descontos. O próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do "Meu INSS", site ou aplicativo ou pela Central 135.


O Instituto afirma que esse serviço será realizado online e não há necessidade de comparecimento presencial nas unidades do INSS. Em último caso, "o segurado que se sentir ameaçado pode registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia". 

Já para evitar esses golpes, o INSS indica quatro medidas: 


1. Observar o remetente das mensagens;

2. Não clicar em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes desconhecidos;

3. Nunca informar dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links não conhecidos;

4. Nas redes sociais, não compartilhar nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

O INSS ainda reforça algumas normas de segurança que são adotadas pelo Instituto para evitar esse tipo de problema. Uma delas é de que o beneficiário pode realizar o bloqueio e desbloqueio do benefício "a qualquer momento, após o prazo de 90 (noventa) dias" através da Central de Atendimento 135 ou pelo Meu INSS.

Portanto, é falso que o INSS teria "baixado" os juros para quem tem empréstimo consignado e com isso, eles mandariam mensagens informando que os beneficiários têm valores a receber. Na realidade, essa prática é uma fraude, que coleta dados das vítimas. O próprio INSS já desmentiu e pediu para que os beneficiários ficassem atentos com esse tipo de ocorrência.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É falsa a informação de que INSS manda mensagens para segurados que tem valores a receber
É falsa a informação de que INSS manda mensagens para segurados que tem valores a receber

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.