Messi xingou presidente da Ucrânia em postagem nas redes?
Jogador do PSG e da seleção argentina foi alvo de uma edição de imagem para promover ofensiva russa no Leste Europeu
MonitoR7|Larissa Crippa*, do R7
O campeão mundial e capitão da seleção argentina, Lionel Messi, não costuma se envolver em polêmicas e chama mais a atenção do mundo pelos gols dentro de campo. Ainda assim, o craque foi alvo de uma notícia falsa pela qual tentavam associá-lo a uma crítica à guerra na Europa. Segundo uma foto postada na internet, o argentino teria dado um “chega pra lá” no presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.
No fim do ano passado, uma foto em que o atleta segura um cartaz insultando o líder ucraniano começou a circular pelas redes sociais. No papel lê-se: "Zelenski idi Nahyi”, uma gíria russa que nesse contexto significa “Vá se danar, Zelenski".
A imagem partiu de perfis russos no Facebook, mas não se sabe ao certo quem produziu a montagem.
Além do contexto delicado, com a continuidade da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a foto original foi postada pelo jogador nas rede sociais em 2014. Messi estava prestando solidariedade a um torcedor que lutava contra o câncer. Luca, de 9 anos, gostava muito de futebol, e a campanha “Be strong Luca” teve inúmeras participações.
A motivação para fazer de Messi o “rosto” da mensagem, pelo que explicaram os usuários que compartilharam a imagem, seria um suposto pronunciamento que o jogador fez sobre estar cansado da guerra e desejar que o presidente retirasse os ucranianos da Europa, mas não existem registros públicos de tal fala.
*Estagiária doR7 sob supervisão de Pablo Marques