Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Polícia orienta apagar dados do celular após roubo?

Policial viralizou na rede ao dar dicas de como vítima deve agir em caso de perda do aparelho

MonitoR7|Do R7

Policial militar alega que crescimento de furtos e roubos de celular fizeram com que ele gravasse o vídeo
Policial militar alega que crescimento de furtos e roubos de celular fizeram com que ele gravasse o vídeo

Viralizou nas redes sociais e em grupos de WhatsApp um vídeo de um policial militar fardado, de São Paulo, dando dicas para vítimas de furtos e roubos de celulares.

O militar, que se identifica no vídeo como Subtenente Pedro Miranda, sinaliza sites para usuários dos sistemas Android e da Apple poderem apagar os dados do aparelho. Desta forma, segundo o policial paulista, é possível evitar fraudes com transferências bancarias. Para o policial, acessar estes sites e apagar os dados do aparelho deve ser a primeira providência da vítima, ao ter seu celular levado.

Assista ao vídeo:

O MonitoR7 entrou em contato com o policial, que atua no 11° Batalhão da Polícia Militar e disse que a ideia do vídeo foi dele mesmo, feito de maneira espontânea e não se trata de uma recomendação oficial da corporação.


Miranda, que trabalha na região da avenida Paulista, conta que vivencia diariamente casos de furtos de celular e, por ver com preocupação essa escalada desse crime, decidiu gravar o vídeo e divulgar a informação.

No “Manual de Segurança do Cidadão”, disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), não há nenhuma recomendação para realizar esse tipo de ação em caso de furto/roubo do aparelho.


Em nota enviada ao MonitoR7, a SSP informou as medidas sugeridas aos cidadãos caso o celular seja "extraviado, roubado ou furtado":

• Registrar o boletim de ocorrência em qualquer distrito policial ou na Delegacia Eletrônica; cientificar o banco para eventual ressarcimento, após análise dos documentos.


• Altere as senhas bancárias, caso tenha aplicativo do banco instalado no dispositivo eletrônico, bem como faça contato com o seu gerente para noticiar o ocorrido.

• Entre em contato com sua operadora para o bloqueio do chip, registre o boletim de ocorrência e solicite o bloqueio do IMEI.

• Mude as senhas dos e-mails, redes sociais, serviços de e-mail, sites de compras e demais credenciais.

• Caso seja usuário do WhatsApp, comunique a plataforma e solicite o bloqueio da conta pelo e-mail: support@whatsapp.com, reportando o ocorrido e solicitando o bloqueio da conta.

Procurada pela reportagem, o Comando da Polícia Militar não se pronunciou.

Subtenente dá, por conta própria, dicas de segurança em caso de perda do celular
Subtenente dá, por conta própria, dicas de segurança em caso de perda do celular

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.