Presidente da Ucrânia foi lutar na guerra?
Imagens mostrando Volodymyr Zelensky vestido com equipamento militar estão viralizando nas redes sociais, como se ele estivesse participando das batalhas
MonitoR7|Do R7

Imagens do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, usando uniforme militar estão bombando nas redes sociais. As legendas das publicações afirmam que o político estaria participando diretamente do confronto, para defender seu país do ataque russo. Um dos tuítes com essas imagens conseguiu mais de 9.000 likes e 2.000 compartilhamentos.
Desde o início do conflito, muitas imagens e vídeos estão partindo da Ucrânia, ou pelo menos dizem ser de lá. Neste caso, realmente é. E de fato é o presidente Zelensky usando equipamento militar. As imagens, no entanto, são antigas e não mostram Zelensky participando de um confronto militar.
Na verdade, as fotos são do ano passado e mostram uma visita do presidente ucraniano a unidades das forças armadas que lutam com separatistas apoiados pela Rússia na região de Donbass. Isso pode ser verificado através da checagem reversa das imagens. Uma das fotos pode ser encontrada em uma reportagem do Kyiv Post, que credita as imagens à agência de notícias France Press (AFP).
Uma outra foto semelhante pode ser encontrada em uma reportagem de outra agência de notícias, Reuters, publicada em 21 de abril de 2021. A legenda também indica que foi na mesma ocasião.
Verificamos as imagens no Getty Images, uma plataforma online que fornece imagens para empresas e consumidores. As fotos foram carregadas em 11 de fevereiro de 2021 e são acompanhadas da seguinte legenda: “O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky inspeciona durante sua visita junto com embaixadores do G7 em Donbass, Ucrânia em 11 de fevereiro de 2021”.
Portanto, duas imagens com um ano de idade foram compartilhadas com uma informação enganosa de que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se juntou à linha de frente na atual crise na Ucrânia. Ele esteve numa das regiões que agora está sob ataque direto da Rússia, mas há um ano.
Outro boato espalhado, pela mídia estatal russa, é de que Zelensky havia fugido de Kiev, capital ucraniana. Em resposta, nesta sexta (25), o presidente da Ucrânia publicou um vídeo nas ruas da cidade, afirmando que não havia desistido - "Estamos aqui. Estamos em Kiev. Estamos defendendo a Ucrânia", disse o presidente na conta oficial do governo ucraniano no Telegram.
Veja o vídeo:
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777





