Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Projeto de lei proíbe a sinuca no Brasil, por ser racista?

Informação já foi espalhada nas redes sociais como texto e agora é divulgada por um vídeo

MonitoR7|Do R7

O jogo de sinuca vai ser proibido no Brasil?
O jogo de sinuca vai ser proibido no Brasil?

Um dos jogos mais tradicionais do Brasil estaria sob risco de proibição. E por um motivo surpreendente. A informação está em um vídeo que tem sido distribuído em aplicativos de mensagem e está presente também em redes sociais de vídeos curtos. A mesma informação já tinha viralizado antes, sob a forma de uma notícia de internet.

A sinuca seria o alvo de proibição de um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, sob o número 4674/2021, de autoria do deputado federal José Ricardo (PT-AM). Segundo as publicações viralizadas, o texto do decreto argumentaria que a bola branca ter o objetivo de "derrubar" a bola preta representaria a "supremacia racial". Seria destacado ainda o fato da bola preta ter o número 8, o que seria uma alusão a uma algema e, logo, à escravidão no Brasil.

Na verdade, esse projeto de lei não existe. É possível a qualquer um verificar no site da Câmara dos Deputados que não existe projeto de lei em tramitação com essa numeração no ano de 2021. Existe um projeto de lei com esse número, do deputado Nereu Crispim(PSL/RS), que trata de mudanças no Estatuto da Pessoa com Deficiência, para "assegurar acessiblidade em treinos, serviços ou eventos culturais ou esportivos". Mas, em nenhum momento, o projeto trata especificamente de sinuca ou outro esporte. E sequer fala sobre racismo.

O deputado mencionado como autor do PL também desmentiu a informação em suas redes sociais. "Mais uma vez temos que desmentir as fake news que estão tentando colar em mim. É FAKE NEWS", afirmou o deputado José Ricardo.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.