Recusa de exigir passaporte sanitário fechou restaurante suiço?
Vídeo mostra vários blocos de concreto na frente de um estabelecimento em cidade turística da Suiça
MonitoR7|Do R7

Um vídeo de um estabelecimento com blocos de concreto na entrada está circulando pelos grupos de mensagens. A legenda diz que as autoridades teriam bloqueado a passagem devido o dono não seguiu “as regras covidianas” de exigir o passaporte sanitário aos clientes. A mensagem conta com centenas de visualizações em apenas um grupo.
A Suíça aplica o “passaporte” desde setembro e é um dos únicos países da Europa a liberar seu próprio passaporte sanitário e não implementar totalmente o Certificado Digital COVID da UE (EUDCC). Ele pode ser baixado no celular e é necessário para o acesso a certos serviços não essenciais, inclusive bares e restaurantes, mas o governo está tentando uma implementação mais ampla, especialmente se a obrigatoriedade da máscara for retirada.
O passe certifica se os cidadãos estão vacinados, se recuperaram recentemente ou tiveram resultados negativos para o vírus. E a medida vem mostrando sucesso, já que mais da metade da população se sente confortável com o aplicativo, de acordo com uma pesquisa local.
Quanto ao vídeo, ele se mostrou verdadeiro. O caso aconteceu no domingo passado (31). Depois que o proprietário do restaurante Walliserkanne em Zermatt, uma comuna suíça, não cumpriu várias vezes a obrigação de verificar os certificados Covid dos clientes, a polícia local tomou uma medida drástica para instalar blocos de cimento na frente da entrada.
De acordo com os jornais locais, enquanto a operação estava ocorrendo, um dos proprietários, que repetidamente desafiou a regra do certificado e a ordem de fechar seu restaurante, ameaçou a polícia de que pegaria sua arma.
Ambos os proprietários foram presos e devem arcar com uma multa que, segundo a lei, pode checar a até 10.000 francos suíços (ou cerca de 62 mil reais). A a pena de prisão também é possível em casos agravados. Outros veículos afirmam que dezenas de pessoas compareceram ao restaurante para protestar contra as prisões.
Na Suíça, 64% da população está completamente vacinada. Depois de uma grande queda no número de casos novos diários da doença, em junho, quando chegou em 103 casos no dia 30, recentemente o país tem enfrentado uma alta, com 1.627 casos novos registrados no último dia 01. Ainda assim, bem longe do pico da doença, com 8.237 casos novos registrados 6 de novembro de 2020.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777





