Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

A água do rio Nilo ficou vermelha recentemente?

Vídeos publicados em redes sociais afirmaram que o rio que corta o Egito ficou da cor do sangue

MonitoR7|Filipe Siqueira, do R7


Um vídeo recente no TikTok afirmou que o rio Nilo ficou com as águas completamente vermelhas recentemente. A gravação foi publicada originalmente no dia 12 e imediatamente viralizou em diversas outras redes sociais, em publicações que alertavam para mudanças climáticas.

Mas a água do rio do Egito ficou realmente com esse aspecto de sangue?

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

Embora seja relativamente comum que rios mudem de cor e fiquem completamente vermelhos, não foi o caso do Nilo.

Como mostraram diversas correções feitas na rede social X, na verdade, o vídeo mostra o lago Laguna Roja, no norte do Chile.

O lago é uma atração turística do país, justamente por causa da cor da água. Na mesma região, existem as Lagunas de Amuyo, com água verde e amarela. É possível ver o local em mais detalhes no vídeo turístico abaixo e perceber as fortes semelhanças:

Mesmo a coloração do lago chileno ainda é um relativo mistério para pesquisadores. A causa mais provável apontada por estudiosos é a presença da microalga Chlamynodephris, que prolifera por causa da alta temperatura da água, quase sempre entre 40ºC e 50ºC.

Imagem de satélite do rio Nilo foi feita com tecnologia infravermelha
Imagem de satélite do rio Nilo foi feita com tecnologia infravermelha

Outra imagem resgatada para mostrar que o rio Nilo apareceu com coloração vermelha é o registro de satélite acima. Mais uma vez, os fatos foram distorcidos.

A foto é real e foi feita em março de 2016, pelo satélite Sentinel-3A, operado pela ESA (Agência Espacial Europeia). Mas o vermelho é resultado do processamento das tecnologias infravermelhas do satélite.

A cor é resultado do calor irradiado pela vasta vegetação do rio, dado importante para um satélite que estuda mudanças climáticas.

Mas existem vários casos de rios que ficaram vermelhos por diversos motivos. Em 2020, um riacho no Canadá ficou vermelho devido à tinta despejada nele, provavelmente algo parecido com o que ocorreu em outro rio na China, em 2018. No Senegal, há também um conhecido lago rosa, que atrai visitantes de toda a África.

No Havaí, as águas de um lago também ficaram intensamente rosadas, devido à seca e às temperaturas altas, o que aumenta a presença de halobactérias.

Cientistas resolvem o mistério da Cachoeira de Sangue da Antártica

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.