Talibã proibiu o uso de celular no Afeganistão?
Vídeo mostra policiais destruindo milhares de aparelhos e mensagens indicam que afegãos teriam entregado os telefones ao regime
MonitoR7|Do R7

Depois de 20 anos de ocupação americana em terras afegãs, em agosto do ano passado os talibãs retomaram o poder no Afeganistão. Desde então, uma avalanche de informações sobre as novas leis impostas pelo novo governo percorre as redes sociais.
Um vídeo em que alguns policiais andam em cima de pilhas de celulares está circulando nas mídias sociais, com destaque para grupos virtuais de mensagens. Na gravação, os homens fardados caminham sobre os aparelhos e chutam alguns deles. Até o momento desta checagem, a publicação tinha 2,5 mil visualizações. O grupo no qual foi encaminhada tem mais de 18,3 mil participantes.
A mensagem que acompanha o vídeo é: "Os telefones celulares agora são proibidos no Afeganistão". Além disso, a legenda afirma que os aparelhos foram entregues de maneira voluntária ao governo afegão. "Qualquer pessoa encontrada com telefone celular enfrentará pena de morte, diz a nova lei", segundo a publicação.
O vídeo, no entanto, foi gravado no Paquistão. No caso, era uma operação da alfândega paquistanesa e os oficiais que aparecem no vídeo estão destruindo aparelhos contrabandeados. No evento foram destruídos pouco mais de 39 mil celulares. Essa operação aconteceu em 29 de dezembro de 2021.
Para chegar a essa conclusão, o MonitoR7 fez uma busca reversa pelo vídeo e encontrou reportagens de jornais locais que noticiam a operação. O canal do Daily City News Karachi, jornal paquistanês, publicou em sua conta oficial do YouTube cenas da operação, que, além de telefones, apreendeu outros itens contrabandeados, como drogas e bebidas alcoólicas. Outros jornais locais, como Tribune Express, Jasarat News e News Asia, também noticiaram a operação oficial paquistanesa.
Além disso, em dado momento da gravação um dos oficiais se vira de lado, o que permite identificar a bandeira estampada em seu uniforme. A bandeira exibida é a do Paquistão, que tem elementos e cores diferentes dos da bandeira afegã.
Veja as duas bandeiras:

O ator paquistanês, Adnan Siddiqui publicou em seu Instagram um vídeo do evento no qual é possível identificar o mesmo policial que aparece em um trecho do vídeo checado. Siddiqui diz que foi convidado para o evento, no qual o departamento destruiu mercadorias contrabandeadas e outras confiscadas ao longo do ano. "A droga é um mal que enferruja nossa juventude e nossa nação", disse o ator.
No Afeganistão, que está sendo governado pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, a maioria das pessoas tem acesso a celulares. Atualmente, de acordo com o jornal The New York Times, esse índice chega a cerca de 70% da população afegã. Além disso, o próprio governo criou um portal oficial de informações, chamado Al-Emarat, que faz publicações em inglês, árabe e outras línguas.
Nos anos 90, quando o país ainda não tinha sido ocupado pelos Estados Unidos, o cenário era bem diferente e não havia veículos de informação afegãos, nem mesmo estatais. Apesar da mudança nesta nova fase, o atual governo talibã já destruiu torres de energia e antenas de internet em julho do ano passado. As informações são do canal Al Jazeera.
Portanto, é falso que o Talibã proibiu o uso de celular no Afeganistão. O vídeo que circula nas redes sociais nem mesmo foi gravado no país, mas sim no Paquistão. No caso, a polícia paquistanesa fazia uma operação para apreender itens contrabandeados. O evento confiscou milhares de aparelhos celulares, drogas e bebidas alcoólicas.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe-a ao MonitoR7 que nós a checaremos para você: (11) 9 9240-7777.





