Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Verdade: existem aldeias indígenas na cidade de São Paulo

Comunidades de origem guarani estão concentradas em Parelheiros e no Jaraguá, ocupando ainda trecho de Osasco

MonitoR7|Do R7

Criança indígena na aldeia Tekoa Pyau
Criança indígena na aldeia Tekoa Pyau Criança indígena na aldeia Tekoa Pyau

Apesar de a cidade de São Paulo ser conhecida como uma grande selva de pedra e uma região tipicamente urbana, a capital paulista engloba também em seu território áreas de mata, florestas e aldeias indígenas. 

O principal reduto das comunidades indígenas é a região de Parelheiros, no extremo sul, onde a cidade se conecta com a serra do Mar. Lá estão instaladas duas aldeias: a Tekoa Pyau (Krukutu) e a Tenondé Porá (morro da Saudade).

Elas são formadas por um subgrupo guarani, estão localizadas na estrada da Barragem e mantêm vivas sua língua, cultura e religião. Dados de 2019 da Prefeitura de São Paulo revelam que pelo menos mil indígenas vivem nessas aldeias.

Cada uma delas conta com escola específica de educação infantil indígena e com o Ceci (Centro de Educação e Cultura Indígena). As crianças passam o dia na escola em contato direto com sua cultura, sob a guarda das mães e de monitores guaranis. A partir dos 7 anos, os meninos e meninas passam a frequentar a Escola Estadual Indígena Guarani Gwyrapepo.

Leia também

As aldeias não se limitam aos limites territoriais da capital paulista, no entanto. A aldeia Tenondé Porá, por exemplo, situada em uma terra indígena que leva o mesmo nome, abrange também parte dos municípios de Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. 

Além das aldeias em Parelheiros, as comunidades indígenas estão presentes no Jaraguá, entre as zonas norte e oeste da cidade. Localizada em área que abrange ainda parte do município de Osasco, a Terra Indígena Jaraguá conta com 719 indígenas da etnia Guarani Mbya, segundo dados da Prefeitura de São Paulo disponibilizados pela ONG Comissão Pró-Índio. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.