Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Verdadeiro: pássaro que viralizou na internet consegue reproduzir falas humanas e sons eletrônicos 

Vídeo mostra um pássaro imitando até o R2D2, personagem de Star Wars

MonitoR7|Diego Alejandro, do R7*

Apesar de parecerem inofensivos, o Estorninho é considerado agressivo e voraz
Apesar de parecerem inofensivos, o Estorninho é considerado agressivo e voraz Apesar de parecerem inofensivos, o Estorninho é considerado agressivo e voraz

Passarinho, que som é esse? Um vídeo viralizou nas redes, com uma certa ave imitando falas humanas e até o famoso som do personagem R2D2, da franquia Star Wars. Mas seria isso possível?

Sim, essa ave é o estorninho-europeu, habilidoso em reproduzir vários sons, considerados complexos, como de animais, vozes humanas, eletrônicos, entre outros.

Natural da Europa, Ásia e norte da África, o estorninho chegou ao Brasil recentemente, pela fronteira com o Uruguai, que já havia sido invadido por bandos que migraram da Argentina, onde se espalharam a partir de Buenos Aires.

O ecologista de vida selvagem Rodney Sayler, em um artigo publicado na WSU Insider, revista acadêmica da Washington State University (EUA), explica que as vocalizações do estorninho incluem assobios, zumbidos, chocalhos e estalos. Mas são os latidos, os guinchos das crianças, as costelas dos sapos e as buzinas de carro que mais confundem os humanos.

Publicidade

A ave é capaz de emular tantos sons devido a um órgão que se chama siringe.

Esse aparelho, na forma de um "Y" invertido, fica localizado na extremidade terminal da traqueia e se liga aos dois brônquios primários. O mais curioso é que essa habilidade é mais evidente na primavera, pois é usada para atrair parceiros e defender territórios.

Publicidade

Os pássaros que emitem cantos provocados pela siringe são denominados aves canoras. O estorninho é uma delas, sendo seu som um tipo de comunicação entre as espécies. Essa classificação engloba mais da metade do total das espécies de aves existentes – número que chega a quase 6.000.

Papagaio

Apesar de não ser uma ave canora, por assim dizer, os papagaios sempre tiveram essa fama de “falantes” no mundo das aves. A família Psittacidae é composta de animais altamente sociáveis, sempre buscando interação com seus companheiros. Quando em cativeiro, porém, a comunicação de papagaios e araras é interrompida.

Publicidade

De acordo com Karen Overall, professora do Atlantic Veterinary College, como eles não têm interação social e o estímulo do ambiente movimentado da floresta tropical, para compensar, eles procuram responder a sons, como forma de interação, e isso os leva a imitar vozes humanas e sons domésticos.

Se engana, porém, quem acha que todo papagaio "fala", mas espécies como o papagaio-cinzento, o amazona oratrix, o papagaio timneh, o papagaio ecletus e o papagaio-de-nuca-amarela possuem uma inclinação maior para usar a linguagem humana.

Corvo

Ao lado do papagaio, os corvos estão entre as espécies de aves consideradas mais inteligentes. A espécie também pode emular a fala humana, mas são menos propensos que os papagaios.

Isso ocorre porque eles não podem usar suas línguas como os papagaio, o que resulta numa diferença significativa em seu vocabulário e fluência.

Outro fator é a menor proximidade com humanos, em relação aos papagaios. Não vemos corvos falando, pois eles não são frequentemente tomados como animais de estimação, logo, passam menos tempo com humanos.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, sob supervisão de Fabíola Glenia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.