Vídeo mostra "Fantasma de Kiev" derrubando avião russo?
O abate de um avião russo por um caça ucraniano, pilotado pelo "Fantasma de Kiev", é o que estaria em um vídeo que circula nas redes sociais
MonitoR7|Do R7

Um personagem misterioso já surgiu dos combates na Ucrânia, depois que o país foi invadido pela Rússia. O piloto de um avião caça já teria derrubado diversas aeronaves russas e ganhou o apelido de "Fantasma de Kiev".
O piloto voaria num caça modelo MiG-29 e o número de aviões russos que ele teria abatido varia, conforme as publicações, de seis a 30. Ninguém ainda conseguiu confirmar se esse piloto existe, se é mesmo só um piloto e, se ele existe, quantos aviões russos ele realmente teria abatido. Mas a lenda se espalha.
A conta oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia chegou a retuitar a publicação de uma conta que se intitula "Guerreiros da Ucrânia"(@ArmedForcesUkr) e que fala sobre o "Fantasma de Kiev". O tuíte traz uma foto de um piloto de caça e a legenda diz: "Em batalhas celestes o piloto ucraniano já derrubou 10 aviões de ocupação. Continuem juntos. Vamos vencer!". Junto à expressão "aviões de ocupação" é colocada uma bandeira russa. E junto a "Vamos vencer!", uma bandeira ucraniana.
Veja a publicação:

Mas, independentemente da confirmação da existência ou não do "Fantasma de Kiev", seus possíveis feitos são exibidos até em vídeos em publicações nas redes sociais. Inclusive aqui, no Brasil. Um tuíte traz um vídeo que mostra um caça que seria do piloto heróico, exatamente no momento em que ele abate outro avião, com apenas um disparo.
Não se sabe ainda, com certeza, se o "Fantasma de Kiev" é falso. Mas esse vídeo, com certeza, é. Na verdade, são imagens feitas por computação gráfica, em um simulador digital de combate(Digital Combat Simulator). O vídeo foi feito em homenagem ao "Fantasma de Kiev" e foi publicado em um canal no YouTube especializado em conteúdo de combate militar.
Veja o vídeo original:
Na descrição do vídeo original, publicado no dia 25/2, já se esclarece que as imagens foram feitas no simulador e que não se trata de um acontecimento real. O objetivo era prestar uma homenagem ao mito do "Fantasma de Kiev". "Esta filmagem é feita no DCS, no entanto é feita em respeito ao 'Fantasma de Kiev'. Se ele é real, que Deus esteja com ele; se ele for falso, rezo por mais pessoas como 'ele'", diz o texto.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777
