Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Votar só para presidente também vale, ao contrário do que diz boato compartilhado no WhatsApp

Mentira criada em 2018 volta a circular em 2022 para desmotivar eleitores que só estão pensando no cargo máximo do país

MonitoR7|Do R7

Urna computa quantos votos eleitor decidir dar
Urna computa quantos votos eleitor decidir dar Urna computa quantos votos eleitor decidir dar

Voltou a circular nos últimos dias uma desinformação eleitoral. A mensagem, espalhada principalmente pelo WhatsApp, afirma que o eleitor que escolher apenas o candidato a presidente e optar por anular o voto ou votar em branco para os outros cargos terá todos os votos anulados.

Ainda segundo esse boato, a Justiça Eleitoral consideraria a prática um "voto parcial".

Em outubro de 2018, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia desmentido essa informação. A classificação de parcialidade do voto também é inexistente no sistema eleitoral brasileiro.

Na mensagem que tenta propagar a fake news, uma pessoa não identificada conta ter passado por um "treinamento para os trabalhos para a Justiça Eleitoral" e faz um alerta mentiroso dizendo que a urna "só computa voto válido quando o voto é completo".

Publicidade
Em 2018, TSE já havia desmentido o boato que desencorajava o voto apenas em presidente
Em 2018, TSE já havia desmentido o boato que desencorajava o voto apenas em presidente Em 2018, TSE já havia desmentido o boato que desencorajava o voto apenas em presidente

De acordo com o artigo 61 da lei nº 9504/1997, conhecida como Lei das Eleições, "a urna eletrônica contabilizará cada voto, assegurando-lhe o sigilo e inviolabilidade". Dessa forma, o voto é validado independentemente do número de cargos para os quais o eleitor escolha votar. 

Neste ano, as eleições terão cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Publicidade

Voto nulo x voto branco

É considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados.

Segundo o glossário do TSE, o voto branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. No momento da votação, ele pressiona a tecla "branco" na urna e, em seguida, aperta "confirma". 

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.