Zelensky afirmou que deixaria de lutar por uma cidade em troca da adesão à Otan?
Belgorod foi tomada pelos russos em 1922 e hoje é alvo de disputa entre os dois países em guerra
MonitoR7|Do R7
Circula nas redes sociais um vídeo em que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, afirma que estava pronto para trocar a cidade de Belgorod, tomada pelos russos em 1922 e alvo de disputa entre os dois países em guerra, pela adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
As imagens foram gravadas em 20 de agosto, dias depois da proposta feita pelo chefe de gabinete do secretário-geral da instituição, Stian Jenssen.
Jenssen sugeriu, durante um painel de discussão em 15 de agosto, que Zelensky cedesse o território e se tornasse membro da aliança militar para acabar com a guerra na Ucrânia.
Após receber críticas de vários líderes ocidentais, o alto comando da Otan recuou e chamou a própria declaração de "erro".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A recomendação precipitada provocou a ira do assessor do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, definida por ele como "ridícula". Para ele, a troca significaria "escolher deliberadamente a derrota da democracia, encorajar um criminoso global, preservar o regime russo, destruir a lei internacional e passar a guerra para outras gerações".
O vídeo que circula nas redes de fato é verdadeiro e foi gravado durante uma conferência de imprensa com a primeira-ministra da Dinamarca, Matte Frederiksen. Apesar disso, a declaração de Zelensky foi dada em tom de brincadeira e ironia, justamente em resposta a Stian Jenssen.
Leia também
Usuários do Twitter compartilharam o vídeo em tom de alarde, como se o presidente ucraniano não fosse mais lutar para reconquistar Belgorod, mas isso não corresponde à realidade.
Belgorod tem um significado político e histórico na Ucrânia, uma vez que a cidade serviu, durante alguns meses em 1919, como capital do país, antes de ser tomada pelos russos. O local tem um enorme potencial histórico e cultural, onde construções antigas dividem espaço com modernos prédios, estações de trem e aeroporto.
Relembre sete pontos que levaram à guerra entre Rússia e Ucrânia