Logo R7.com
RecordPlus
‌

ENEM sem desespero: estratégias de prova com Antônio Carvalho e Rosana Bastos

Pará|Do canal RECORD BELÉM no YouTube

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Como começar a redação do ENEM sem travar diante da folha em branco e organizar o tempo para responder às questões da prova?

Neste episódio do Record Pod, Dani Monteiro recebe Antônio Carvalho e Rosana Bastos, diretores executivos e mantenedores do Grupo RB Educacional, para uma conversa com dicas e orientações voltadas aos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio.

‌

Os convidados abordam estratégias para a redação, utilização de repertório sociocultural, interpretação de questões de Ciências Humanas, erros gramaticais e cuidados importantes para o dia da prova.

SOBRE O VÍDEO

‌

REDAÇÃO DO ENEM: COMO COMEÇAR?

Um dos primeiros assuntos é o receio de enfrentar a folha em branco.

‌

Rosana Bastos explica a importância de construir um projeto de texto antes de iniciar a redação e mostra como conhecimentos do cotidiano, filmes, séries e até videogames podem contribuir para o repertório sociocultural, desde que estejam relacionados ao tema.

A especialista também orienta sobre o uso dos chamados repertórios coringa, destacando que referências precisam ter pertinência e contribuir efetivamente para a argumentação.

‌

CIÊNCIAS HUMANAS: INTERPRETAÇÃO E CONHECIMENTO

Antônio Carvalho apresenta orientações para as questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

O professor explica por que a interpretação dos textos precisa caminhar junto ao conhecimento de conceitos e contextos históricos, sociais e culturais.

A conversa aborda ainda a análise de mapas, gráficos, charges e outros recursos presentes nas questões, além de estratégias para identificar alternativas incorretas.

ERROS QUE PODEM PREJUDICAR A REDAÇÃO

Rosana destaca problemas recorrentes de pontuação, acentuação, concordância e estrutura das frases.

Os convidados também explicam a importância de compreender as palavras-chave do tema, organizar os argumentos e construir uma proposta de intervenção coerente com o problema apresentado.

COMO SE PREPARAR NA RETA FINAL?

Na parte final do episódio, Antônio e Rosana compartilham orientações sobre revisão, organização do tempo, preparação emocional e descanso.

Entre os principais conselhos estão priorizar o planejamento da redação, administrar o tempo entre as provas e evitar que o nervosismo comprometa o desempenho.

Uma conversa com informações e estratégias para ajudar estudantes a chegar ao ENEM mais preparados e confiantes.

PARTICIPE DO VÍDEO

Qual é a sua maior dificuldade no ENEM: começar a redação, escolher o repertório, interpretar as questões ou controlar o tempo?

Conte nos comentários!

Curta o vídeo, inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar novos episódios do Record Pod.

CONECTE-SE COM A RECORD BELÉM

Inscreva-se no canal:

Siga a Record Belém no Instagram:

Assista a outros conteúdos:

🔔 Curta, comente e compartilhe!

Siga @recordtvbelem e não perca as principais notícias e destaques da região.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.