Cabedelo abre programação do Outubro Rosa com ações de saúde e valorização das mulheres
A Prefeitura de Cabedelo abriu, nesta quinta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa no município. Realizado no Cabedelo Clube,...
Portal Correio|Do R7

A Prefeitura de Cabedelo abriu, nesta quinta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa no município. Realizado no Cabedelo Clube, o encontro reuniu centenas de mulheres, entre populares, participantes de projetos da gestão municipal e auxiliares de governo, em uma manhã dedicada à conscientização sobre prevenção e ao cuidado integral com a saúde feminina.
O prefeito Evilásio Cavalcanti destacou que o Outubro Rosa deve ir além de uma mobilização pontual, com ações permanentes de prevenção e ampliação do acesso aos serviços de saúde. Ele ressaltou os esforços da gestão para fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reduzir demandas reprimidas e garantir atendimento mais humanizado, especialmente nas áreas de ginecologia, prevenção e diagnóstico precoce.
“Esse momento é importante e pedagógico, mas o enfrentamento precisa ser diário, constante e permanente. A mulher precisa ter acesso não apenas à prevenção do câncer de mama, mas também ao atendimento ginecológico e à prevenção do câncer do colo do útero. Nosso desafio é fazer com que esses serviços cheguem à ponta e que as mulheres tenham acesso ao cuidado no tempo certo”, disse o prefeito.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana, Jadeína Braga, ressaltou que o Outubro Rosa representa um chamado para que as mulheres incluam o autocuidado na rotina e não adiem a atenção à própria saúde.
“Não podemos esperar sobrar tempo para cuidar de nós. O Outubro Rosa nos lembra que também somos prioridade e que cuidar da mulher é uma responsabilidade individual, familiar, social e institucional. Por isso, nosso trabalho precisa transformar informação em atitude e garantir que as políticas públicas cheguem à vida real”, afirmou a secretária.
Jadeína também destacou que as ações de prevenção seão mantidas durante todo o ano, por meio da parceria entre as secretarias municipais e instituições. Em parceria com o Sesc Saúde, o município disponibiliza 15 mamografias por semana, totalizando 60 por mês e 720 ao ano.
O Outubro Rosa é um movimento de conscientização voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Cabedelo, a programação busca ampliar o acesso à informação, aos serviços de saúde e às políticas públicas de cuidado integral com as mulheres, reforçando que a prevenção deve fazer parte da rotina durante todo o ano
A programação foi aberta com a participação do músico Adriano Taurino e contou com a presença da secretária de Saúde, Irani Soares; do secretário de Esporte, Clemildo Gomes; da secretária de Educação, Priscilla Rezende; e da delegada da Mulher de Cabedelo, Ivaniza Olímpio. Também foi realizada a palestra “Outubro Rosa: Prevenir é um ato de amor”, ministrada pela médica mastologista Dra. Flávia Nogueira, pós-graduada em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Depoimentos – A cerimônia também foi marcada por momentos de emoção, entre eles o depoimento da secretária de Educação e vereadora Priscilla Rezende, que compartilhou sua experiência diante da perda da mãe, a ex-prefeita e vereadora Graça Rezende, em 2021. Graça foi uma das grandes incentivadoras das ações do Outubro Rosa em Cabedelo. O relato contribuiu para sensibilizar as participantes sobre a importância do acompanhamento médico e da realização dos exames preventivos.
Corrida – A programação do Outubro Rosa também terá, em parceria com a Secretaria de Esporte, no fim do mês, a 1ª Outubro Rosa Running de Cabedelo, com percurso de três quilômetros, podendo ser realizada também na modalidade caminhada. A atividade será voltada às mulheres participantes dos projetos das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Esporte e Lazer, com inscrições gratuitas e presenciais nas duas secretarias.
Serviços e parcerias – As participantes também tiveram acesso a diversos serviços na manhã desta quinta-feira. A Vigilância em Saúde realizou testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, além de vacinação contra tríplice viral, hepatite, febre amarela, influenza e tétano.
A equipe do CEMFISIO ofereceu serviços de relaxamento muscular, incluindo ventosaterapia, agulhamento a seco e liberação miofascial. Alunos e professores da Facene/Famene realizaram testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
Também foram entregues resultados de mamografias realizadas anteriormente em parceria com o Sesc. A programação contou, ainda, com uma tenda de beleza, com maquiadoras e consultoras da Natura, distribuição de lembranças e atividades de integração e acolhimento.
A Secretaria de Meio Ambiente participou com a distribuição de mudas ornamentais, incluindo violeta-chinesa, planta-mosaico, abacaxi-roxo, pitaya, boldo, mirra, coqueiro-de-vênus e jibóia e diversas outras espécies.














