Cabedelo entrega certificados e prêmios a estudantes e professores do Prêmio MPT na Escola 2026
A Prefeitura de Cabedelo realizou, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de entrega de certificados e prêmios aos estudantes e...
Portal Correio|Do R7

A Prefeitura de Cabedelo realizou, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de entrega de certificados e prêmios aos estudantes e professores vencedores da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola 2026. O evento também marcou o anúncio dos cinco trabalhos da Rede Municipal de Ensino premiados na etapa estadual e classificados para a etapa nacional, cuja cerimônia está prevista para outubro.
Promovido pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Prêmio MPT na Escola busca fortalecer o enfrentamento ao trabalho infantil e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa aborda temas como combate ao trabalho infantil, profissionalização e aprendizagem de adolescentes, além de saúde e segurança nas escolas, por meio de atividades pedagógicas e produções artísticas.
Em Cabedelo, o projeto envolveu 11 escolas, 24 professores, 11 coordenadoras e cerca de 1.500 estudantes, que participaram de atividades voltadas à reflexão sobre direitos, cidadania, dignidade, educação e proteção da infância e da adolescência.
“Esses resultados refletem uma trajetória sólida e consistente de investimentos, dedicação e compromisso que construímos na Educação de Cabedelo. Parabenizo cada aluno premiado, cada professor orientador, cada coordenador e toda a comunidade escolar por essa conquista expressiva”, destacou a secretária de Educação, Priscilla Rezende.
Realizada no auditório da Secretaria de Educação, a cerimônia celebrou o trabalho desenvolvido ao longo do projeto e destacou o protagonismo, a criatividade e o talento dos estudantes da Rede Municipal.
Para o professor Gilbert Monte, coordenador da iniciativa no município, os resultados são fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Segundo ele, Cabedelo participa do projeto há seis anos e já obteve destaque em diferentes etapas, incluindo um vice-campeonato nacional.
“É um sentimento forte, de luta pela erradicação do trabalho infantil no nosso município. Cabedelo está de parabéns. Temos centenas de alunos participando e dezenas de professores envolvidos, com o apoio da Secretaria de Educação e da atual gestão municipal”, afirmou.
Vencedores da etapa municipal – Os trabalhos do MPT na Escola 2026 foram distribuídos em três grupos, de acordo com a faixa escolar e os temas propostos.
No Grupo 1, destinado aos estudantes dos 4º e 5º anos e com o tema Trabalho Infantil, os primeiros lugares foram conquistados pela E.M. Agripino de Morais, na categoria Música, com O Valor da Vida, de Maria Isis, Micaele, Nefertari e Ana Rosa; pela E.T.I. Imaculada Conceição, na categoria Desenho, com Trabalho Infantil, de Izadora Bruna da Silva Nascimento; pela E.M. Vereador Pedro Américo, na categoria Conto, com O Pássaro Herói, de James Willian da Silva; e pela E.M. Silvana Pontes de Oliveira, na categoria Poesia, com Diga Não ao Trabalho Infantil, de Alana do Nascimento Moura.
No Grupo 2, voltado aos estudantes dos 8º e 9º anos e com o tema Profissionalização e Aprendizagem, os vencedores foram a E.M. Paulino Siqueira, na categoria Música, com Um Futuro Glorioso, de Ysabelle Mayndra e Samuel Richard; a E.M. Rosa Figueiredo, na categoria Desenho, com Estude Agora e Trabalhe Depois, de Pedro Ribeiro Pessoa; a E.T.I. Major Adolfo Pereira Maia, na categoria Conto, com Primeiro Emprego de Kaio, de Mayanna Barbosa de Freitas Silva; e a E.T.I. Marizelda Lira, na categoria Poesia, com Lugar de Aprender, de Altair Gabryel Rodrigues dos Santos.
Já o Grupo 3, formado por estudantes dos 6º e 7º anos e com o tema Saúde e Segurança, teve como primeiros colocados a E.M. Paulino Siqueira, na categoria Música, com Saúde e Segurança é Importante, de Adair Soares, Ariela Silva, David Talison e Edvan dos Santos; e a E.M. Rosa Figueiredo, na categoria Conto, com O Fim do Bullying e o Orgulho do Próprio Corpo, de Ana Júlia da Silva.
Cinco trabalhos avançam para a etapa nacional – O desempenho de Cabedelo também se destacou na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2026. Cinco trabalhos da Rede Municipal foram premiados e seguem para a etapa nacional.
No Grupo 1, foram classificados Alana do Nascimento Moura, da E.M. Silvana Pontes de Oliveira, e o trabalho da E.M. Agripino de Morais, produzido por Nefertari dos Santos Silva, Mikaelly Vitória Valério do Nascimento, Maria Isis Chaves de Farias e Ana Rosa Ramos da Silva.
No Grupo 2, Cabedelo teve três trabalhos classificados: Lugar de Aprender, de Altair Gabryel Rodrigues dos Santos, da E.T.I. Marizelda Lira da Silva; Estude Agora e Trabalhe Depois, de Pedro Ribeiro Pessoa, da E.M. Rosa Figueiredo de Lima; e Um Futuro Glorioso, de Ysabelle Mayndra do Nascimento Van Der Bol e Samuel Richard Santos Ferreira, da E.M. Paulino Siqueira.
Entre os estudantes classificados está a dupla Ysabelle Mayndra e Samuel Richard, vencedora na categoria Música. Samuel destacou que a participação no projeto ampliou seu interesse pela composição musical e abriu espaço para novas criações. Ysabelle ressaltou que a interpretação foi construída de forma espontânea, com canto e dança, para transmitir a mensagem da obra.
Para os estudantes, a principal mensagem de Um Futuro Glorioso é a importância de valorizar a infância e os sonhos. Ysabelle ressaltou a importância de perseverar na busca pelos objetivos, enquanto Samuel reforçou que crianças devem ter a oportunidade de viver a infância e deixar o trabalho para a fase adulta.
Com cinco trabalhos classificados, Cabedelo mantém sua participação no Prêmio MPT na Escola e amplia a presença da Rede Municipal na etapa nacional. A cerimônia estadual está prevista para 27 de outubro.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp
O post Cabedelo entrega certificados e prêmios a estudantes e professores do Prêmio MPT na Escola 2026 apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.













