Dicas de como evitar acidentes domésticos com crianças neste período de isolamento
Pais e responsáveis precisam redobrar a atenção e recorrer à adoção de medidas simples dentro de casa
Folha de Pernambuco|Do R7
Durante o isolamento socialcausado pela pandemia do novo coronavírus, os acidentes domésticos com crianças têm aumentado e, entre os acidentes mais comuns, estão queimaduras e quedas. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, no período, os acidentes domésticos apresentaram crescimento de 25%. Para ajudar os pais, o coordenador médico da Samu de Olinda, Elenilson Pereira, dá dicas de como evitar que as crianças se machuquem durante este tempo dentro de casa.emia.
Leia também:
De 15 países, Brasil é 2º com maior descrença em isolamento social, diz estudo
Mortes por coronavírus chegam a demorar até um mês para confirmação
Olinda constrói novo hospital de campanha para tratamento da Covid-19
“A casa precisa ser coberta de cuidados, incluindo tomadas, fogões, recipientes com água e sacos plásticos. Esta vigilância fará toda a diferença, preservando o bem-estar da família e até a vida dos pequenos”, explicou o médico.
Confira as dicas:
Queimaduras no fogão
Uma forma de evitar acidentes com o fogão é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.
Inalação de gás
Para evitar o risco de vazamento de gás, mantenha o registro do gás fechado sempre que não estiver em uso. Se o seu gás não for encanado, instale o botijão em uma área reservada, assim, caso aconteça algum vazamento diretamente dele, não haverá perigo de explosões e intoxicação por inalação de gás.
Choque elétrico
O primeiro protetor é a tampa de tomada que é bem comum de ser encontrada, tanto em lojas de material elétrico quanto de materiais de construção. A tampa tem um formato simples, que encaixa nos furos da tomada e é feito de um material que não conduz eletricidade.
Intoxicação com produtos de limpeza
Procure sempre armazenar produtos de limpeza em lugares aos quais a criança e animais domésticos não tenham acesso, sempre no alto.
Quedas
- Tapetes podem ser evitados, mas, caso sejam indispensáveis, dê preferência aos antiderrapantes que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar;
- Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer;
- Deixar todos os cômodos sempre bem iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus
+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte