AI-5 é incompatível com democracia, diz Toffoli após fala de Guedes
Paulo Guedes fez o comentário após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter convocado a população a ir às ruas
Política|Do R7
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, afirmou na manhã desta terça-feira (26) que o “AI-5 é incompatível com a democracia”, em comentário após o ministro da Economia, Paulo Guedes, ter dito na véspera em Washington que as pessoas não devem se assustar se alguém pedir um AI-5.
Leia mais: Bolsonaro comenta fala de Guedes: 'eu falo de AI-38; 38 é meu número'
“O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado”, disse Toffoli, durante Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió, de acordo com sua assessoria.
Leia também
Em entrevista na segunda-feira (25) na capital norte-americana, Guedes disse que é inconcebível a ideia de um novo AI-5 no Brasil, mas ao mesmo tempo afirmou que as pessoas não devem se assustar com a ideia de alguém pedi-lo diante da radicalização de possíveis protestos.
O ministro fez o comentário após dizer que é uma “insanidade” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter convocado a população a ir às ruas.
O AI-5, o mais duro ato da ditadura militar, permitiu ao governo da época de aumentar a repressão contra civis, que tiveram liberdades individuais restringidas, e cassar parlamentares, entre outras iniciativas.