Brasil e Guiana Francesa celebram 200 anos de relação com evento focado educação ambiental
Iniciativa da Embaixada da França, em parceria com a Guiana Francesa, engaja mais de 1.700 estudantes no desenvolvimento de soluções criativas para a proteção do meio ambiente.

O FrancEcolab Brasil é um projeto interdisciplinar que busca conscientizar os jovens brasileiros sobre a responsabilidade ambiental. Na edição deste ano, com o tema, “O Curupira e o Maskilili: guardiões da natureza”, conta com a participação, também franco-guianense.
Foram reunidos 118 grupos de 46 escolas do Brasil e 9 da Guiana Francesa, com mais de 1.700 estudantes. As quatro primeiras edições mobilizaram mais de 4 mil alunos em mais de 80 escolas brasileiras.
Depois do lançamento do tema em abril, os participantes produziram os conteúdos até setembro. Em outubro, o júri compartilhou os resultados por meio de uma live e foi durante a cerimônia de encerramento que os participantes receberam os prêmios.
Ao todo, 8 equipes vencedoras viajaram a Pernambuco para participar de um seminário final com atividades pedagógicas e receber prêmios que somam 14 mil euros.
Foram três alunos e alunas de Guiana Francesa e cinco de escolas brasileiras Brasil (Colégio Santa Maria de Minas (MG), Escola Municipal Anisio Teixeira (Niteroi/RJ), Escola Suiço-Brasileira de São Paulo, do Centro Educativo Lago Norte (DF), COLUN UFMA (MA), acompanhados de seus professores e professoras.
Eles participaram de uma programação intensa com oficinas com a slammer Prethais e com a ativista da Engajamundo e embaixadora jovem da ONU Joyce Santana. Além de uma imersão na Aldeia indígena Xukuru com o coletivo Jupago e visitas da exposição Caruru, na Aliança Francesa do Recife, do Centro Histórico do Recife, e da Oficina Francisco Brennand.
A ideia foi sensibilizar jovens estudantes a respeito da preservação ambiental. Por meio de práticas pedagógicas inovadoras, criativas e interculturais.
Desde sua criação, o programa vem crescendo e conquistando cada vez mais escolas: as quatro primeiras edições mobilizaram mais de 4 mil alunos em mais de 80 escolas brasileiras. Em 2025, o projeto reuniu 118 grupos de 46 escolas do Brasil e 9 da Guiana Francesa, totalizando mais de 1.700 estudantes.
O evento ofereceu, nesse ano, mais de 25 formações, oficinas, exposições, projeções de filmes e diversas atividades educativas, realizadas em parceria com artistas, cientistas e educadores dos dois países como Kamuu Dan Wapichana, Camille Verger, Likidah, Préthais.
O objetivo pedagógico é formar jovens cidadãos conscientes, críticos e engajados na proteção do planeta, capazes de valorizar o diálogo intercultural e imaginar soluções criativas para um futuro mais sustentável.
“ Esta Temporada pretende reavivar e reforçar estes laços poderosos e fecundos. Mais de 250 eventos serão organizados em todo o Brasil, frutos de uma colaboração estreita entre instituições, artistas, pesquisadores, empreendedores e pensadores dos dois países.
Esta programação ambiciosa, resolutamente voltada para o futuro, dirige-se prioritariamente à juventude. Ela a convida a tomar a palavra, a inventar novas formas de cooperação, a responder juntos aos grandes desafios do nosso tempo:
a transição ecológica, a defesa da democracia, uma globalização mais justa e inclusiva, a inovação a serviço do bem comum”, afirmou o embaixador da França no Brasil Emmanuel Lenain.
O projeto é desenvolvido para Embaixada da França no Brasil e faz parte da celebração de 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













