Embaixadores e jornalistas almoçam juntos em Brasília
Diplomatas aproveitam as celebrações para relaxar e descontrair, em meio aos assuntos burocráticos
Além das Embaixadas|Natalie Machado e Natalie Machado
São comuns as celebrações entre diplomatas. É o momento que aproveitam para relaxar e descontrair, em meio aos assuntos burocráticos que fazem parte da rotina desse pessoal. Os ambientes, normalmente, são regados de comidas e músicas típicas e assuntos atuais. Sempre em clima de confraternização.
Foi o que ocorreu, desta vez, na residência oficial da Embaixada da Finlândia, onde foi realizado um almoço para poucos jornalistas. Não passávamos de trinta. Uma experiência única, com uma vista linda para o centro de Brasília.
Quase no final da semana, os embaixadores da Noruega, Odd Magne Ruud, Suécia, Karin Wallensteen, Dinamarca, Eva Pedersen, e Finlândia, Johanna Karanko, ajudaram jornalistas a darem uma pausa na rotina e respirar com calma, em meio a nossa rotina corrida na capital federal. Entre um brinde e outro, assuntos que têm mexido com o cenário político internacional. Falas pontuadas, detalhadamente. Um bate-papo para aproximar ainda mais as relações.
Os diplomatas ressaltaram a necessidade de ampliar os diálogos bilaterais. "A nossa segurança depende de uma ordem política global", disse o embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud.
Fizeram duras críticas às guerras em curso no mundo. Especialmente, a que envolve Rússia e Ucrânia. A embaixadora da Dinamarca, Eva Pedersen. "É inaceitável a guerra no século XXI."
Suécia é a mais recente integrante da Organização do Tratado do Atântico Norte, a OTAN. Agora, os quatro países nórdicos fazem parte da aliança, disposta a enfrentar possíveis ameaças de avanço no combate territorial.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.