Políticos brasileiros que deixaram Israel embarcam de volta para casa
Retorno ao Brasil partiu da Arábia Saudita e acontece em voo privado

O primeiro grupo de políticos brasileiros que deixou Israel embarcou de volta para casa nesta terça-feira (17). A comitiva, com 12 autoridades estaduais e municipais, volta ao Brasil em voo privado que saiu da Arábia Saudita.
A comitiva estava em missão oficial no país, a convite da embaixada de Israel, quando começou o ataque a instalações nucleares iranianas na madrugada da última sexta-feira (13).
O grupo conseguiu deixar o país na segunda-feira, via Jordânia. Nesta terça, a comitiva chegou à Arábia Saudita para pegar o avião de volta para casa.
Outras 27 pessoas aguardam em Israel para serem resgatadas. No momento, não é possível saber quantos brasileiros passarão por este processo. A questão depende das condições de segurança e da avaliação das autoridades israelenses.
O Itamaraty ressalta que, desde outubro de 2023, quando começou o conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, desaconselha viagens àquela região que não sejam absolutamente essenciais.
Veja lista de quem deixou Israel:
- Francisco Nélio - tesoureiro da CNM
- Álvaro Damião - prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Márcio Lobato - secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
- Davi de Matos - chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
- Welberth Porto - prefeito de Macaé (RJ)
- Claudia da Silva - vice-prefeita de Goiânia (GO)
- Cícero de Lucena - prefeito de João Pessoa (PB)
- Janete Aparecida - vice-prefeita de Divinópolis (MG)
- Gilson Chagas - secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
- Johnny Maycon - prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Francisco Vagner - secretário de Planejamento de Natal (RN)
- Flávio Guimarães - vereador do Rio de Janeiro (RJ)
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
