400Km a bordo do bom (e velho) Gol automático 2019
Em 38 anos de vida o Gol nunca teve uma versão automática, mas isso mudou e fez bem ao compacto
Autos Carros|Por Marcos Camargo

O Gol é o carro mais longevo em produção no mercado brasileiro, fabricado ininterruptamente desde 1980. Começou devagar ao adotar o motor boxer 1300 do Fusca mas engatou de vez quando recebeu o motor refrigerado a água do Passat. Em 1984 a versão 1,8 litro GT fez sucesso bem como o desejado GTi de 1988 pioneiro na injeção eletrônica. Teve fases áureas e outras nem tanto como o motor turbo 1.0 16V dos anos 2000. Atualmente na sexta geração, o hatch ganhou ano passado uma nova transmissão automática. E antes que receba críticas: ela não tem nada a ver com o câmbio iMotion, não é automatizada, e caiu muito bem ao velho guerreiro Gol.

Com o motor 1.6 MSi de 120cv, a Volkswagen conectou o câmbio Aisin AQ 160 de seis marchas. Compacta, leve e de baixa manutenção (nem mesmo o óleo precisa ser verificado ou trocado ao longo da vida útil), a transmissão resultou no casamento perfeito, silencioso e prático. Assim, o Gol oferece uma opção a mais para para um produto consagrado. Além da alavanca no console, que permite trocas manuais tem modo esportivo que permite subir de giro retardando as trocas. O Gol automático tem até aletas atrás do volante para um controle do câmbio ao gosto do motorista.

No mais, virtudes e limitações do carro são mantidos na versão. Boa ergonomia, suspensão precisa e baixo consumo com média de 11km por litro na cidade com gasolina convivem com acabamento simplificado, ausência de porta objetos e até mesmo um console central e também a direção hidráulica por vezes um pouco pesada nas manobras. O revestimento lateral das portas já completa dez anos e a simplicidade evidencia a idade do projeto. Ainda assim, pode se dizer que o carro foi feito mesmo para quem não quer modernidade nem design, só praticidade.

A versão avaliada conta com pacote Urban que incorpora rodas de liga-leve, coluna de direção ajustável em altura e também traz central multimídia Discover Mídia.

O Gol é a opção ideal de consumidores conservadores que agora acreditam no câmbio automático e seu conforto. Também é um dos automáticos mais baratos do mercado, ainda que não seja uma verdadeira pechincha. O portfólio da linha 2020 começa em R$ 44 mil para a versão 1.0 MSi de 80cv e chega a R$ 57 mil na versão automática. O Gol vem perdendo ritmo? Jamais. No fechamento da primeira quinzena de junho de 2019, dados da Fenabrave apontam que ele foi o quinto modelo mais vendido do ranking geral com 3.009 unidades emplacadas.
Se você quer ver o teste completo com o Gol automático confira o vídeo no canal Autos TV.















