Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Corolla XEI evolui para continuar na liderança

Avaliamos a versão mais vendida do sedã médio da Toyota que se mostra superior aos rivais em pequenos detalhes mas principalmente pela moderna mecânica 2.0 

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

O novo Corolla produzido sob a nova plataforma TNGA mostra um salto evolutivo em relação ao modelo antigo. Além do design alinhado com o modelo vendido em outros mercados (o nosso é derivado da versão norteamericana) ele recebeu novo motor, acerto de suspensão e itens esperados como controle de tração e estabilidade além de uma nova multimídia. Desta vez o R7-Autos Carros testou o Corolla XEI, a versão mais completa do sedã vendida por R$ 116 mil.

Motor 2.0 é potente e econômico

Vamos começar pelo ponto alto do carro que é sua mecânica. O novo motor 2.0 Dynamic Force rende 169/177cv com 21,4kgfm, números bem mais adequados do que o antigo motor de 143cv. Entre as mudanças estão um propulsor de duplo comando de válvulas variáveis com injeção direta e indireta, bomba d´água elétrica entre outras melhorias. O motor trabalha em ciclo Atkinson onde as válvulas de admissão trabalham "abertas" por mais tempo o que diminui a pressão na câmara de combustão o que torna o carro mais econômico. E isso pudemos provar durante o teste onde o Corolla fez médias de 10,5km/litro usando etanol na cidade e sob o trânsito intenso.

O sedã também está mais confortável graças a adoção de suspensão independente na traseira com braços sobrepostos e mais ágil por conta do novo câmbio CVT de engates mais precisos sem o tradicional "delay" dessas transmissões. Falando em delay a direção é às vezes um pouco lenta mas bem confortável de conduzir e o volante tem ajuste de altura e profundidade.

Publicidade

Pontos negativos

Com bom entre-eixos de 2.70m, Corolla mantém conforto e ergonomia a bordo
Com bom entre-eixos de 2.70m, Corolla mantém conforto e ergonomia a bordo Com bom entre-eixos de 2.70m, Corolla mantém conforto e ergonomia a bordo

Mas nem tudo são flores. Mesmo na versão XEI, mais equipada que a GLI, e mesmo tendo a bordo bancos em couro e ar condicionado digital falta ao Corolla uma dignidade esperada. Para manobrá-lo não há sensor de ré por exemplo mas só a câmera traseira que também não é muito boa em termos de resolução. Falando na tela, é justo dizer que a nova multimídia finalmente traz Android Auto e Apple CarPlay além do bluetooth e rádio AM/FM mas novamente a resolução poderia ser melhor e a interface mais moderna. 

Publicidade
Visão geral do painel que é novo: cluster mescla elementos analógicos com tela digital à direita
Visão geral do painel que é novo: cluster mescla elementos analógicos com tela digital à direita Visão geral do painel que é novo: cluster mescla elementos analógicos com tela digital à direita

Ainda falando em detalhes, o conjunto de luzes mescla lâmpadas halónegas e de posição e farol auxiliar em LED. O mesmo vale para a lanterna que mescla as duas soluções mas poderia ter tudo com sistema LED que é mais eficiente e seguro.

Nisso o Corolla não decepciona e além dos controles de condução esperados traz freio a disco nas quatro rodas e sistema ABS antitravamento na dianteira, airbags frontais além dos laterais e de cortina, isofix e top tether, assistente de partida em rampa, alarme perimétrico entre outros itens.

Publicidade

Família a bordo

As características são praticamente as mesmas. Bom espaço interno com porta-malas de 470 litros, espaço traseiro com bom assento levemente inclinado para trás e com apoio nas extremidades o que aumenta o nível de conforto. Fica devendo só a saída de ar condicionado na traseira ou ainda um ponto de carregamento USB coisa que alguns concorrentes já tem.

Os bancos como um todo são bem confortáveis de espuma densa e revestimento lateral fornecendo apoio adequado. A bordo dele só dá para notar um pouco de ruído em regimes mais altos de rotação algo que poderia ser um pouco melhor. Nesta versão as rodas e pneus são aro 17 o que forma um conjunto visual bonito e esportivo.

Conclusão

Com 2.900 unidades emplacadas em agosto o Corolla se mostra bem evoluído e com motor novo ainda mais eficiente. São cinco anos de garantia e revisões até os 60.000km que vão custar cerca de R$ 3.900, o menor valor do segmento. Diante do Honda Civic, seu grande rival, o Toyota fica devendo equipamentos como sensores dianteiros e traseiros entre outros itens mas mecanicamente é possível dizer que supera de longe o rival. O Chevrolet Cruze também traz sistema de entretenimento mais evoluído e também é mais equipado mas com as mudanças da nova plataforma o Corolla recebe com justiça o título de mais vendido. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.