[Avaliação] Frontier Pro4X se destaca pelo conforto e segurança
Com conforto de automóvel, itens de segurança ativa são o diferencial da pick-up argentina
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Ao renovar a pick-up Frontier a Nissan segue em busca de melhores posições no ranking de utilitários mais vendidos no país. Fabricada na Argentina, ela adotou visual mais moderno e mais itens de segurança a bordo. Apesar disso, não trouxe nenhuma mudança mecânica e segue com motor 2.3 biturbo de 190cv. Isso não significa, porém, que a Frontier não possa estar mais à frente na preferência do consumidor.
NOVA FRONTIER Pro4X 2023: melhor que S10 Z71 e Ranger FX4? Teste e avaliação completo, consumo e +. Veja o vídeo!
Após o lançamento da pick-up o R7-Autos Carros rodou cerca de 500km a bordo da nova Frontier Pro4X, versão bem equipada com apelo visual diferenciado e aventureiro.
Visual chamativo
Diferente da antiga geração a Frontier tem desenho mais vincado cheio de ângulos retos, design que a marca classifica como “unbreakable” (inquebrável). A grade preta, os apliques nas caixas de rodas e o novo estilo chamam a atenção pelo apelo de robustez.
E embora pareça maior, ela tem as dimensões semelhantes a qualquer pick-up média do mercado. O efeito se deve à caçamba que está 5cm mais alta conferindo visual mais imponente e por isso a capacidade aumentou de 1.025 kg para 1.043 kg. Os faróis em LED reforçam o estilo com quatro projetores bem eficientes, outro diferencial desta nova geração.
Motor não teve mudanças (o que é uma boa notícia)
A Nissan Frontier não é a mais potente do segmento de Pickups médias. Ela continua usando o mesmo motor 2.3 turbodiesel de 190cv e 45,9kgfm de torque associado ao câmbio automático de sete marchas. Agora há bloqueio eletrônico do diferencial e associado ao motor está o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32 para atender às exigências do Proconve L7.
Andando na cidade e no fora de estrada é possível notar que o desempenho da Frontier não mudou. Mesmo não sendo o mais potente (as concorrentes como S10, Ranger, L200 e Hilux estão na faixa dos 200cv ou mais), a faixa de torque é boa e transmite segurança para acelerações que são ágeis e silenciosas.
Na estrada e no circuito off road
Aliás, este é grande trunfo da Frontier: o conforto de rodagem se deve ao bom isolamento do motor com mantas integrais no capô e parede corta fogo além da suspensão que usa molas helicoidais na traseira. Assim, ela oferece mais conforto para quem está acostumado a um automóvel por exemplo e pode servir como carro de família e bom companheiro de viagens.
Desta vez levamos a Frontier para uma viagem ao interior paulista onde a pick-up não fez feio. Pelo contrário. Se mostrou própria para uso na terra e na lama com boa desenvoltura por conta de suas capacidades; 31,6º (ataque), 25,7º (saída) e 25,2 cm (vão livre do solo). Ela usa bons pneus 255/65 R17 All Terrain e o sistema de bloqueio de diferencial aumentou a tração na lama e na terra sem as batidas secas típicas de outras Pickups. Porém, com direção hidráulica espere por um volante mais duro nas manobras especialmente no off-road.
Segurança a bordo
A nova Frontier ganhou inúmeros dispositivos de segurança além dos itens obrigatórios. Ela tem Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW) Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA); Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA); Alerta de Ponto Cego (BSW); Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI); Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Câmera 360 graus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA).
Também ganhou controle de modos de condução com modo off-road que só pode ser usado com tração 4x4 acionada. Na prática, destacamos o modo standard onde a Frontier parece rodar mais “solta” enquanto no off road ela tem mais controle e o modo “tow” (reboque) segura as trocas de marcha privilegiando o torque.
Com tantos alertas leva-se um tempo até se acostumar mas agora a segurança é definitivamente um item de série com auxílio da tecnologia. Falando nisso a Frontier traz nova multimídia com Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento ainda com fio e não tem sistema de GPS, algo que seria muito útil nos trechos sem sinal de celular nas pistas off road.
Ao longo do nosso teste a Frontier registrou consumo de 8,5km/l na cidade com diesel e 11km/l na estrada, um dos melhores considerando suas rivais. O preço está em torno de R$ 315 mil com os diferenciais de segurança a bordo e conectividade que vale a pena olhar de perto e testar comparando com outros modelos do mesmo segmento.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.