Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova Frontier 2023: aceleramos a pick-up que mudou (quase) por inteiro

Utilitária ficou bem mais equipada e com personalidade para crescer nas vendas

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Frontier agora tem 31,6º de ângulo de ataque
Frontier agora tem 31,6º de ângulo de ataque Frontier agora tem 31,6º de ângulo de ataque

A Nissan Frontier 2023 teve importantes mudanças em suas seis versões na nova linha. Com visual mais invocado, uma boa lista de equipamentos mais segurança a bordo, a pick-up fabricada na Argentina foi reapresentada com pompa e o R7-Autos Carros testou a novidade na província de Misiones, Norte argentino, na região da tríplice fronteira.

NOVA NISSAN FRONTIER 2023 mudou (quase) tudo! Preço, detalhe e versões neste vídeo. Veja o vídeo!

Motor igual e mudanças pontuais

Vale lembrar que apesar das mudanças profundas a Frontier manteve seu motor 2.3 biturbo ou com uma turbina que segue com 190 ou 160cv respectivamente. Mecanicamente as atualizações se limitam aos novos amortecedores um pouco mais rígidos e o motor com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. Na estrutura o chassi “duplo C” da Frontier ganhou um reforço estrutural e agora ela ganhou freios a disco também nas rodas traseiras.

Publicidade
Frontier mostra tração à medida e agora conta com controle de modos de condução
Frontier mostra tração à medida e agora conta com controle de modos de condução Frontier mostra tração à medida e agora conta com controle de modos de condução

Pro-4X

A grande estreia é da Pro-4X, versão de apelo aventureiro posicionada como topo de linha que tem identidade própria com acabamento preto fosco e brilhante. A grade destacada tem finalização preta e há apliques vermelhos na parte inferior dos novos para-choques, no pára-lama, no Santantonio tubular (vendido como acessório no Brasil enquanto na Argentina é item de série), emblemas da versão além de bancos com costura “Pro-4X” e acabamento preto fosco ou brilhante no console. O mesmo vale para a capa dos retrovisores e a barra do teto.

Publicidade
Modelo conta com suspensão independente nas quatro rodas
Modelo conta com suspensão independente nas quatro rodas Modelo conta com suspensão independente nas quatro rodas

Na rua, chuva e na lama

Tivemos a chance de testar a Nissan Frontier 2024 Pro-4X em pequenos trechos de asfalto liso mas principalmente no fora de estrada. Graças às chuvas dos últimos dias, a Frontier foi posta à prova na lama e terrenos difíceis.

Publicidade
Modelo traz sistema de câmera 360°
Modelo traz sistema de câmera 360° Modelo traz sistema de câmera 360°

Com suspensão independente nas quatro rodas, a Frontier tem conforto digno de um carro de passeio, característica que não mudou nesta profunda reestilização. Os bancos “gravidade zero” tem espuma bem densa e posiciona o motorista de forma mais elevada do que em algumas Pick-ups.

Frontier manteve seu motor 2.3 biturbo de 190 cv
Frontier manteve seu motor 2.3 biturbo de 190 cv Frontier manteve seu motor 2.3 biturbo de 190 cv

Quando exigida, a Frontier mostra tração à medida e agora conta com controle de modos de condução. No off-road modula o acelerador mantendo o motor trabalhando mais “cheio” e com saídas mais seguras a partir de trechos enlameados. Com o “4x4 LOW” acionado, a pick-up aciona o diferencial autoblocante com até 50% da força nas rodas traseiras. Esse item não está disponível na Frontier Platinum que também é considerada topo de linha.

Modelo traz alerta de ponto cego, de mudança de faixa e de frenagem automática
Modelo traz alerta de ponto cego, de mudança de faixa e de frenagem automática Modelo traz alerta de ponto cego, de mudança de faixa e de frenagem automática

Com os novos pára-choque a Frontier agora tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e bons 25,2 cm de vão livre mas mantém o conforto para os passageiros nos trechos mais exigidos.

Modelo tem capacidade de carga de 1.043 kg
Modelo tem capacidade de carga de 1.043 kg Modelo tem capacidade de carga de 1.043 kg

Ainda que não seja a mais potente do segmento a Nissan acertou em equipar melhor sua pick-up. Foi possível testar itens como alerta de ponto cego, de mudança de faixa, de frenagem automática e o sistema de câmera 360° que já existia. Só ficou devendo uma resolução melhor nas imagens da tela mas o cluster digital com painel de 7 polegadas é amplo e claro, com comandos simples.

Rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas
Rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas Rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas

Para uma profunda reestilização a Frontier se saiu muito bem mantendo suas características de conforto. A Nissan promete custo de manutenção mais em conta (uma reclamação frequente dos atuais donos da Frontier) com pacote de seis revisões por R$ 5.767,00. Para incomodar as Pick-ups líderes, a Nissan investiu bastante na Frontier e agora a rede de concessionários que já são 302 considerando Brasil, Argentina e Chile, terá que fazer seu trabalho para que ela deslanche mas vendas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.